Notícias

09/10/2023 07:45


Municípios Missioneiros realizam a Conferência Intermunicipal de Cultura

A conferência é um dos componentes que compõem o Sistema Nacional de Cultura, no que se refere à participação social na construção da política, juntamente com o Conselho nacional de Políticas Culturais, o Plano Nacional de Cultura, o Fundo Nacional de Cultura e as Comissões intergestoras com pactuações de compromisso entre governo e sociedade.

Conforme orientação do Ministério da Cultura, todos os municípios brasileiros devem realizar as conferências de cultura. Na região das Missões, o Comitê Gestor da Cultura Regional, optou por realizar uma conferência intermunicipal, viabilizando a participação dos 27 municípios da região e desta forma facilitando que todos se mantenham nos Sistema Nacional de Cultura, já que é pré-requisito a realização da conferência. Neste sentido, as gestões dos municípios precisam organizar os grupos de até 4 pessoas para representar o seu Sistema Municipal de Cultura, no evento que vai definir diretrizes prioritárias da cultura local, através de uma discussão regionalizada.

A Conferência Intermunicipal de cultura, acontecerá no dia 10 de outubro de 2023, na Sede da AMM – Associação dos Municípios das Missões, em Cerro Largo. Na programação os municípios serão recepcionados a partir das 8 horas com um café e será realizado o credenciamento dos participantes, às 9 horas será a abertura e aprovação do Regimento Interno, seguindo de palestra e painel painéis sobre o tema e os eixos, logo depois serão formados os grupos de trabalho por eixos, que estarão discutindo cada tema proposto e a tarde a plenária final com as deliberações a partir das prioridades definidas pelos grupos de trabalho.

A conferência tem como objetivos ampliar o debate com a sociedade sobre o conceito de cultura como política, promover a avaliação do Plano Nacional de Cultura (PNC), propor orientações para a criação de um novo PNC e definir diretrizes prioritárias para garantir transversalidades nas políticas públicas.

A Portaria 41/23 é o ponto de partida para a reorganização de políticas culturais em todo o Brasil e até o evento nacional, os estados e municípios têm prazos limite para a realização de encontros locais. Dessas reuniões, sairão os nomes dos delegados que participarão da 4º CNC.

Segundo a secretária dos Comitês de Cultura do MinC, Roberta Cristina Martins, conferências são momentos únicos de afirmação democrática e de apontamentos para a construção de políticas públicas. “Nos períodos em que são realizadas, sociedade civil e governos têm a oportunidade de mobilizar e promover encontros, além de fortalecer redes, conexões e diálogos sobre as necessidades de cada território”.

O diretor do Sistema Nacional de Cultura e secretário-Executivo do CNPC, Júnior Afro, explica que o modelo de Conferência escolhido traz protagonismo para a sociedade e fortalece o diálogo entre o governo e sociedade nas três esferas. “Para o processo de retomada de política pública para a área da cultura, a conferência é um momento fundamental, então cabe a nós nesse processo fazer o melhor debate, a melhor articulação com a sociedade, trazer todos os temas que transversalizam a cultura para a ordem do dia”. A ideia central é contribuir para que o novo Plano Nacional de Cultura seja um plano factível.  “Que consiga orientar o conjunto das políticas públicas para a cultura no Brasil, compreendendo o papel da cultura para a transformação social, qualidade de vida da população, observando os mais necessitados. E também o papel da cultura para o fortalecimento da democracia numa perspectiva mais ampla, que não está vinculada apenas ao parlamento e sim ao envolvimento da sociedade na construção das políticas”, reforça Júnior.

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...