Notícias

27/09/2023 09:32


Famílias rurais em situação de vulnerabilidade recebem assessoramento para melhorias na segurança alimentar e na renda em Entre-Ijuís

Beneficiários do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais - Etapa Estiagem reuniram-se no dia 19 de setembro em Entre-Ijuís para discutir possíveis projetos produtivos a serem desenvolvidos em suas propriedades, com foco na melhoria da qualidade de vida e da geração de renda. Resultado de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Emater/RS-Ascar, o programa deve beneficiar 10 mil famílias rurais em todo o Estado.

Na região de Santa Rosa são 1.045 famílias beneficiárias, sendo 25 do município de Entre-Ijuís. As famílias selecionadas são moradoras de áreas rurais dos municípios que decretaram situação de emergência pela estiagem até 12 de março deste ano. Na região, são beneficiados principalmente agricultores familiares, em situação de vulnerabilidade econômica, inscritos no CAD Único, na faixa de renda per capita de até R$ 109 mensais.

Em Entre-Ijuís a seleção foi realizada a partir dos critérios dos Programas, visitas de sensibilização e, posteriormente, diagnóstico socioprodutivo, acompanhados pelas equipes da Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal da Agricultura, com apoio da Secretaria de Assistência Social. "Os recursos a serem disponibilizados aproveitados conscientemente podem se reverter em um passo importante para a transformação da realidade das famílias", afirmou o prefeito, José Paulo Meneghine.

A política pública de assistência social que associa transferência de renda não reembolsável e prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), tem como objetivo final diminuir a insegurança alimentar e nutricional e gerar renda no meio rural. Diante disso, a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar Vanessa Gnoatto orientou as famílias beneficiárias sobre a importância da produção de alimentos para autoconsumo no sentido da promoção da saúde e da qualidade de vida, bem como diminuição de custos.

Cada família beneficiária receberá o valor de R$ 4.600,00, não reembolsáveis, para a execução de projeto produtivo em sua propriedade que possa contribuir com a segurança alimentar e geração de renda. O chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Entre-Ijuís Nélio Nevinski destacou, neste sentido, a importância do protagonismo e do uso consciente dos recursos a serem disponibilizados no desenvolvimento de projetos sustentáveis.

Alguns exemplos de possibilidade de desenvolvimento de projetos nas propriedades foram apresentados às famílias. Também foi realizada a apresentação dos beneficiários para que estes se conhecessem e iniciassem um processo de integração e inclusão social.

A partir do diagnóstico realizado nas propriedades foram observadas outras melhorias necessárias em áreas como acesso à água, à energia elétrica e serviços básicos, aproximando as famílias de outros órgãos e políticas públicas.

Entenda mais sobre o Programa

O trabalho desenvolvido pela Emater/RS-Ascar na elaboração e acompanhamento da execução dos projetos socioprodutivos será na perspectiva de contribuir na segurança alimentar e nutritiva da família, com investimento na produção de alimentos para autoconsumo e possibilidade de comercialização do excedente. A família poderá investir também em atividade não agrícola, que contribua na melhoria de sua renda.

Na região de Santa Rosa serão contempladas famílias dos municípios de Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Caibaté, Campina das Missões, Cândido Godoi, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Garruchos, Giruá, Guarani das Missões, Horizontina, Independência, Pirapó, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Luiz Gonzaga, São Martinho da Serra, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Pedro do Butiá, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva, Tuparendi, Ubiretama e Vitória das Missões.

A próxima etapa do Programa será a elaboração do projeto de estruturação produtiva para cada uma das famílias. Após, será feito o acompanhamento e orientação técnica na execução dos projetos. O término do programa está previsto para dezembro de 2024.

Crédito fotos: Camila Trombeta

 

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...