Detalhes do Site

Quem foi Joseph Mengele: Sua história e relação com os gêmeos de Cândido Godói



    Joseph Mengele foi um cruel médico nazista responsável por inúmeras mortes desumanas durante a Segunda Guerra Mundial. Segundo alguns historiadores, o alemão estaria diretamente ligado aos altos índices de nascimentos de gêmeos na cidade de Cândido Godói, na região noroeste do Rio Grande do Sul. Mesmo com a ponderação de cientistas e médicos especialistas em genética, a história da passagem de Mengele pela região ainda é amplamente difundida.

    Joseph Mengele nasceu em 16 de março de 1911, na cidade de Günzburg, na Alemanha. Iniciou seus estudos de medicina na Universidade de Munique em 1930, por lá foi influenciado pelo professor Ernst Rudin, que acreditava e defendia a teoria de que "médicos deveriam eliminar certas vidas consideradas sem valor para higienizar a raça". Anos depois, em 1937, Mengele ingressou no Partido Nazista.

    Mengele era o filho mais velho de Karl Mengele, dono da terceira maior indústria de equipamentos agrícolas da Alemanha. Ele não se interessava pelos negócios da família e queria ser um cientista muito famoso. Em 1935, Mengele obteve o PhD em antropologia. A Universidade de Munique era aberta para a ascensão dos nazistas, que confundiam antropologia com genética e genética com eugenia. Com 45% dos médicos alemães filiados ao partido nazista, a eugenia chegou a Josef Mengele.

    Eugenia é um movimento que defendeu o conjunto de conhecimentos e práticas que visavam a melhoria das características genéticas de uma população.

    Em 1938, Mengele filiou-se à Schutzstafel, força paramilitar de Hitler. Dois meses depois, recebeu o título de doutor pela Universidade de Frankfurt. No dia 1 de setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia e iniciou-se a Segunda Guerra Mundial. Em junho de 1940, Mengele foi convocado para o exército, onde trabalhou como médico no escritório central de Imigração. Em abril de 1943, Josef Mengele foi promovido ao posto de capitão da SS e transferido para Auschwitz, no sul da Polônia

    Foi lá, que durante a Segunda Guerra Mundial, Mengele trabalhou no campo de extermínio nazista, onde conduziu diversas experiências genéticas em seres humanos, ganhando o apelido de "Anjo da Morte"Realizou experimentos cruéis e desumanos principalmente em gêmeos, como injetar tinta nos olhos na tentativa de alterar a pigmentação da íris, o que resultava em infecções e cegueira. Além disso, realizou transfusões de sangue entre gêmeos, causando dores intensas e até morte, e tentou criar irmãos siameses costurando dois irmãos juntos pelos pulsos e costas.

    Como chefe do local, em 1943, Mengele também se incumbia de determinar que grupos de prisioneiros iria trabalhar e quais seriam levados às câmaras de gás, onde morreram cerca de 1 milhão de judeus. Ao todo, o Holocausto resultou na perda de 6 milhões de vidas entre 1933 e 1945.

    Após o término da guerra, Mengele fugiu para a América do Sul, onde viveu se escondendo pelo resto de sua vida, evitando sua captura. Chegou à Argentina em julho de 1949, depois fugiu para o Paraguai em 1959 e para o Brasil em 1960, morando em diversas cidades como Serra Negra, Diadema e São Paulo. Há relatos de que tenha passado pelo município de Cândido Godói em 1963, onde teria oferecido tratamentos para gestantes e administrado drogas experimentais.

    Os Gêmeos de Cândido Godói

    Cândido Godói ficou conhecida por apresentar uma alta taxa de nascimentos de gêmeos. Surgindo uma teoria sugerindo que Mengele poderia estar por trás desse fenômeno, iniciado após sua suposta visita em 1963. Entretanto, essa teoria é amplamente contestada por especialistas em genética, que consideram a ideia fantasiosa. Pesquisas indicam que a ocorrência de gêmeos na região já era comum desde o início do século XX, antes da suposta presença de Mengele.

    Morte

    Joseph Mengele faleceu em 7 de fevereiro de 1979, afogado em uma praia de Bertioga, São Paulo. Foi enterrado no cemitério de Embu, São Paulo, sob o nome falso de Wolfgang Gerhardt.  Sua morte foi comunicada à polícia alemã pela família somente em maio de 1985, e seus restos foram exumados pela Polícia Federal em junho do mesmo ano para apurar se de fato os restos mortais pertenciam ao nazista. Exames realizados na época atestaram a veracidade de sua identidade.

    O médico Ricardo Viegas Berriel, que atestou o óbito do nazista, tinha apenas 28 anos na época do ocorrido. Ele não sabia que o senhor de baixa estatura e com um “bigodão” que chamou sua atenção era o  "Anjo da Morte" do líder alemão Adolf Hitler.  Berriel  faleceu em 19 de junho de 2023, aos 72 anos, em Bauru, no interior de São Paulo. O oftalmologista lutava contra um câncer.

     

    Fontes: G1 | Forbes | CNN | BBC | National Geographic | EL País | United States Holocaust Memorial Museum

Informações

Quem foi Joseph Mengele: Sua história e relação com os gêmeos de Cândido Godói
Candido Godói, RS