Detalhes do Site

Paróquia São Roque



    A Paróquia São Roque, de Tucunduva, é uma instituição religiosa de fundamental importância para a comunidade local. Sua história está ligada à de São Roque, o padroeiro da cidade, que nasceu entre 1345 e 1350, em Montpellier, França. A paróquia é palco de vários eventos religiosos e culturais, incluindo a Festa de São Roque, o principal e mais antigo evento social e religioso de Tucunduva. A paróquia é um símbolo da fé e da história da comunidade de Tucunduva.

    A história de São Roque

    Roque, nascido em Montpellier, França, entre 1345 e 1350, era filho de João, um nobre de grandes domínios, e Libera, uma nativa da Lombardia. Criado em um ambiente cristão, Roque demonstrou desde cedo uma grande humanidade e generosidade. Quando jovem, ficou órfão e decidiu confiar a um tio a administração de seus bens, distribuiu parte de sua herança aos pobres e partiu como peregrino para Roma.

    Durante sua jornada, a Europa foi atingida pela peste, que se espalhou rapidamente pelas cidades através dos portos da Itália, França e Espanha. Diante dessa situação dramática, Roque decidiu ajudar os enfermos, oferecendo conforto físico e espiritual. Em 1367, chegou a Acquapendente, na província de Viterbo, onde visitou um hospital para cumprir seu voto de caridade. No mesmo ano, chegou a Roma e cuidou de um cardeal, que o apresentou ao Papa Urbano V.

    Após alguns anos em Roma, Roque iniciou sua jornada de volta por volta de 1370-1371. Em Placência, ficou em um hospital cuidando dos doentes, mas acabou contraindo a peste. Diante dos sintomas da doença, Roque se isolou em um bosque perto de Sarmato, onde foi alimentado milagrosamente por um cão que lhe trazia pão diariamente.

    Quando se recuperou, decidiu voltar para sua terra natal, mas ao chegar à região de Placência, foi confundido com um revoltoso e feito prisioneiro, passando cerca de cinco anos em cativeiro em Voghera. Sua família só o reconheceu após sua morte, que ocorreu em 16 de agosto, em um ano entre 1376 e 1379. Seus restos mortais foram transferidos para Veneza em 1483 e, devido aos inúmeros milagres que realizou durante sua vida, suas relíquias foram distribuídas por várias cidades, incluindo Antuérpia, Arles e Lisboa.

    Sua memória litúrgica é celebrada em 16 de agosto, sendo considerado um poderoso intercessor contra a peste e outras doenças, razão pela qual ainda hoje é venerado pelos cristãos.

Informações

Paróquia São Roque
CEP 98930000 - Tucunduva, RS
Rua Santo Ângelo, 548, centro
Telefone: (55) 3542-1059

Formulário para contato