Detalhes do Site

Paróquia Santa Cecília de Alecrim



    No dia 14 de novembro de 1935, a comunidade de Alecrim testemunhava um marco significativo em sua história religiosa: a celebração da primeira Missa. Documentos e informações provenientes de diversas fontes, sintetizadas pelos ministros da Paróquia, Pedrinho Escher e Celso Schreiner, revelam que esta histórica celebração foi conduzida por um padre argentino vindo de Alba Posse, do outro lado do Rio Uruguai.

    Naquela época, era mais prático buscar um padre através das águas do Rio Uruguai do que enfrentar as precárias estradas entre Santo Cristo e Alecrim, especialmente a cavalo. Descendentes da família de Jacó Hansen confirmam que a primeira Missa ocorreu à sombra de árvores, em frente à casa da família, próxima ao primeiro poço da Corsan.

    Durante aproximadamente três anos, Alecrim recebeu atendimento de um padre da Paróquia de Alba Posse, Argentina. Posteriormente, Pe. Augusto Preussler, pároco de Santo Cristo, passou a atender a comunidade. Nesse período, Alecrim Norte (atual sede) e Alecrim Centro (hoje Sagrada Família) disputavam para ser a sede do município. A localidade de Alecrim Norte, onde ocorreu a primeira Missa, venceu a disputa, consolidando-se como o núcleo da cidade do Alecrim.

    • Em 1938, inaugurou-se a primeira construção de madeira, desempenhando o papel de capela e escola. 
    • O Coral Santa Cecília surgiu em 1940, marcando o início sólido da comunidade. 
    • Em 1942, a primeira Escola Paroquial Santa Cecília foi inaugurada, formando sua primeira turma com 77 alunos. 
    • Em 1952, por decreto episcopal do Bispo de Uruguaiana, D. Newton de Almeida Batista, foi fundada a Paróquia Santa Cecília de Alecrim. Inicialmente, foi administrada pelo Pe. Adolfo Gallas, pároco de Santo Cristo, e seu auxiliar, Pe. Albano Kreutz. 
    • Em 1953, a Paróquia Santa Cecília recebeu seu primeiro pároco, Pe. Afonso Hammes, consolidando assim uma jornada de fé, educação e comunidade que perdura até os dias atuais

     

    PARÓQUIA SANTA CECÍLIA
    Rua Osvaldo Cruz, 61
    55 3546-1340
    paroquia_santacecilia@hotmail.com
    Pároco: Pe. Carlos Griebeler
    Vigário Paroquial: Pe. Roque Thume
  • Sobre

  • Alecrim, na Fronteira com a Argentina, surge como um município enraizado às margens do Rio Uruguai. Fundada em 1963, a cidade, com mais de 6 mil habitantes, se destaca por suas paisagens encantadoras e pela preservação das tradições ancestrais. 

Informações

Paróquia Santa Cecília de Alecrim
CEP 98950000 - Alecrim, RS
Rua Osvaldo Cruz, 61, centro
Telefone: (55) 3546-1340

Formulário para contato