Detalhes do Site

Paróquia São Sebastião



    A Paróquia São Sebastião, dedicada a um dos mártires romanos dos primeiros séculos da Igreja Cristã, tem sua história entrelaçada com a fé e a devoção em Cristo. Localizada no centro da cidade de Alegria, sua trajetória nos leva a maio de 1959, quando o Bispo Dom Luiz Felipe de Nadal, durante uma visita pastoral, escolheu Vila Alegria como epicentro para atender as comunidades católicas da região.

    A observação do Bispo destacou a importância central de Alegria para essas comunidades, culminando na criação da Paróquia São Sebastião em 15 de agosto daquele mesmo ano, desmembrando-a da Paróquia São José do município vizinho, São José do Inhacorá.

    Ao longo dos anos, a paróquia abraçou uma jornada dedicada à evangelização. Desde sua fundação até os dias atuais, os Freis Franciscanos desempenham um papel pastoral crucial, guiando a comunidade com compaixão e dedicação.

    Atualmente, a Paróquia São Sebastião floresce com 18 comunidades, tanto urbanas quanto rurais, abrangendo os municípios de Alegria e Inhacorá. Sua presença se estende além dos muros da igreja, tocando vidas e enraizando-se na história e na devoção daqueles que fazem parte dessa comunidade de fé.

  • Sobre

  •  Alegria, no noroeste do RS, é a cidade das cascatas e da natureza exuberante. 

    Com cerca de 3.700  habitantes, é um lugar interiorano com economia agrícola, destacando-se na plantação de grãos e na produção leiteira. 
    Sua geografia serranacomposta por montanhas, vales, e rios que cortam a cidade formam uma paisagem encantadora. 
    O município, fundado por imigrantes alemães e poloneses em 1935, tem sua história marcada por uma rica mistura cultural. 

    Conheça essa cidade charmosa e acolhedora!

     

     

    Lucas Rafael Souza

    Repórter | Produtor exceutivo

    Olá, pessoal! Eu sou o Lucas e venho compartilhando histórias incríveis sobre turismo, cultura e história missioneira aqui no Portal das Missões desde 2020. Meu foco é descobrir e apresentar os pontos turísticos mais fascinantes das Missões e da região noroeste do RS. Quer fazer parte dessa jornada? Mande suas sugestões de pauta e entre em contato comigo pelos canais disponíveis. Vamos explorar juntos! 😉

Informações

Paróquia São Sebastião
CEP 98905000 - Alegria, RS
Rua Quinze de Novembro, 1400 , centro
Telefone: (55) 3536-1115

Formulário para contato