Detalhes do Site

Igreja Ortodoxa Russa de Campina das Missões



    Conheça agora a beleza e a história da Igreja Ortodoxa Russa, localizada na Linha Paca Sul, a apenas 5 km do centro da cidade de Campina das Missões. Esta é a primeira igreja russa construída no Brasil, erguida em 1912, sendo que a estrutura atual data de 1950. Ao adentrar o templo, logo percebemos não haver imagens, apenas ícones sagrados, destacando a crença ortodoxa. No topo da construção, enxergamos a cúpula divina, um símbolo característico das construções ortodoxas, que representa o esplendor de Deus. Outro fato importante é que metade da liturgia é realizada em russo, com o padre voltado para o Oriente. Durante as celebrações, os homens e as mulheres se sentam separadamente, homens ocupam um lado da igreja enquanto as mulheres se distribuem no lado oposto, sendo que as mulheres devem usar um lenço como sinal de respeito.
     
    Os ícones são elementos marcantes da igreja ortodoxa, representando a fé através das imagens. Por isso, quase toda parede do templo está coberta por eles - muitos trazidos na bagagem dos primeiros imigrantes no ano de 1909. A vela também desempenha um papel importante nas celebrações, simbolizando luz sobre as trevas.
    O visitante que se dispõe conhecer mais sobre a comunidade russa de Campina das Missões possui a possibilidade de visitar este local histórico e inclusive participar das celebrações, acompanhado dos moradores locais. Venha conhecer a história da imigração e vivenciar momentos de espiritualidade neste ambiente único e acolhedor.
     

    Onde se alimentar

    As opções para alimentação em Campina das Missões são variadas, com valores médios que vão entre R$35,00 e R$60,00. As opções de alimentação são restaurantes, bares e lancherias, que servem bufê livre ou à la carte. 

    >> Aqui você confere uma lista dos principais pontos de alimentação de Campina das Missões. 

     

    Outros destinos

    Além da Igreja Ortodoxa Russa você poderá explorar outros destinos de Campina das Missões e aproveitar muito mais o destino. São vários pontos históricos e culturais, especialmente ligados aos seus colonizadores. 
    • Praça da Matriz
    • Praça São Vladimir - Ortodoxa
    • Paróquia Nsª Senhora do Bom Conselho
    • Chácara Ludwig
    • Monumento da Imigração russa
    • Monumento da Imigração alemã
     
     
    Não esqueça se seguir o Portal das Missões nas redes sociais e marcar a gente nas suas aventuras! 
     
  • Sobre

  • Saiba mais sobre Campina das Missões

    Um dos municípios fronteiriços, Campina das Missões, é integrante da conhecida Rota do Rio Uruguai. Sua pequena população é formada em sua maior parte por imigrantes russos e alemães. Como as demais cidades da região, Campina das Missões também carrega parte da história missioneira, marcada pelos Padres Jesuítas e indígenas. 

     

Informações

Igreja Ortodoxa Russa de Campina das Missões
CEP 98975000 - Campina das Missões, RS
 Linha Paca Sul, a 5 km do centro da cidade, Interior
Telefone: (55) 3567-1120

Formulário para contato