Detalhes do Site

Passarela Jesuítica do Rio Ijuí



    Assim como muitos outros locais da região missioneira, o município de Vitória das Missões, que fica situado entre as cidades de São Miguel das Missões e Santo Ângelo, também guarda um importante capítulo da história das reduções Jesuíticas Guaranis. O município abriga em seu território uma obra da engenharia Jesuítica, a Passarela de Pedras. Na maior parte do ano a estrutura fica encoberta pelas águas do Rio Ijuí, sendo possível a visualização da Passarela somente em períodos de estiagem.

    Os vitorianos mais antigos destacam a presença da construção desde o início da colonização daquele local, hoje compreendido pelo município de Vitória das Missões. Estudiosos da área afirmam que os indícios de extração de pedras da Lagoa Seca, compreendida pela margem esquerda do Rio Ijuí, sugerem que a estrutura possa ter sido utilizada durante o período das reduções Jesuíticas, para encurtar os caminhos entre as Reduções de São Miguel Arcanjo, hoje São Miguel das Missões, e Santo Ângelo Custódio, atual município de Santo Ângelo.

    Por diversas características presentes na engenharia daquela época, especialmente pela riqueza de detalhes e perfeccionismo, acredita-se que a construção era inicialmente retilínea, e com o passar dos anos possa ter sofrido impactos com a força da água, movendo as pedras e desalinhando a Passarela Jesuítica.

     

    Informações para visitação

    Horário: Durante todo o dia - Sem horários fixos

    Local: interior do município -  Estradas de chão 

    Difícil acesso - Será necessário percorrer alguns metros a pé até chegara beira do Rio Ijuí 

    • O local é rural, então para quem não está acostumado, é importante ir com um calçado confortável, levar bonés ou chapéu, usar repelente e protetor solar.

    Próximo deste local você também poderá visitar:

     

    Infraestrutura 

    O local não possui infraestrutura para acessibilidade - Campo

Informações

Passarela Jesuítica do Rio Ijuí
Vitória das Missões, RS



Formulário para contato