Detalhes do Site

Benzedeiros “Doutoras de antigamente”



    As benzedeiras ou as rezadeiras são pessoas típicas das regiões remotas, por vezes sendo a primeira opção de cura onde os médicos e medicamentos eram ou são escassos ou inacessíveis. Tem sua origem e influencia, nos pajés indígenas e também na cultura africana nas regiões onde predominou a colonização com mão-de-obra escrava do negro.
    Hoje os tempos são outros mas a cultura se manteve mesmo na atualidade e com todo o avanço tecnológico, contando com os mais modernos e atualizados recursos da medicina. A cultura das rezadeiras ou benzedeiras, mantem-se resiste.
    Em um número menor do que antigamente, ainda há pessoas que rezam e acreditam na cura por meio da “benzedura”, mantendo a cultura da oração ou o ato de benzer do modo que foi ensinado pelos pais ou avós, mantendo assim a tradição dos conhecimentos populares.
    Junto com o benzimento, existem as rezas, os chás, as ervas, os banhos, os ungüentos, os cantos que acabam dando as pessoas que buscam, a cura.
    Os benzimentos ajudam a combater as dores na coluna, problemas nas articulações, reumatismos, quebranto (mau olhado), problemas estomacais, picadas de insetos, depressão, “sangue grosso”, afecções renais e da bexiga, dores de cabeça, dores menstruais, constipações, entre outros males.
    Alguns benzimentos são feitos com brasa e ramos, no caso a brasa é acesa e colocada em um copo de água enquanto algumas palavras são pronunciadas pela benzedeira.
    Caso a brasa acabe afundando significa que a pessoa está carregada de energias negativas. logo depois parte da água é utilizada para benzer a pessoa com um ramo enquanto novamente palavras são pronunciadas e sendo que a pessoa benzida deve estar de pés descalços em contato com a terra.
    Em outros casos acende-se uma vela e reza um Pai Nosso, uma Ave Maria, um Salve Rainha e um Credo, as mesmas orações feitas com cada pessoa atendida nas orações pede-se proteção e que o mal seja afastado.
    Como complemento dos benzimentos fazia-se as chamadas garrafadas com ervas, ou para beber ou até se for o caso tomar banho.
    Nas décadas de 80 e 90, era comum pais ou avós levarem as crianças para benzer por serem consideradas mais sensíveis. No caso de crianças estando fraca, o banho de alfazema ou lavanda e alecrim vai ajudar porque são ervas que acalmam e fortalecem.
    Para mau olhado podemos amassar manjericão e arruda, misturar com álcool de cereais e água, colocar em um borrifador e espirrar na criança durante o dia. Já para catapora ou sarampo, banho de folha de sabugueiro.
    PAULO MENA PESQUISADOR
    Fonte de consulta : texto de João Carlos Oliveira Antunes www.portaldasmissoes.com.br, ndmais.com.br, www.jornalfolhadosul.com.br/ João A. M. Filho, www.diariodolitoral.com.br e Saberes tradicionais: frutos da proximidade com a natureza na Comunidade Quilombola Ibicuí da Armada.
    Fonte : Campereando a História Gaúcha.

Informações

Benzedeiros “Doutoras de antigamente”
CEP 98801640 - Outros, RS

Telefone: (55) 9965-95961

Formulário para contato