Detalhes do Site

O QUE É UM CHASQUE?



    Chasqui é uma palavra quíchua que significa correio, retransmissor. O chasqui era um jovem corredor, considerado o mensageiro pessoal do Inca, que carregava uma mensagem ou mensagem no sistema postal do Tahuantinsuyo. Ele percorreu a rede de estradas incas em grande velocidade e usou um sistema de mensagens (tampus) para entregar mensagens ou objetos.
    Os chaskis eram filhos de curacas, pessoas de confiança, que desde crianças eram selecionadas e preparadas fisicamente para depois trabalharem como chasquis. Para isso, eles deveriam ter qualidades especiais além da habilidade de correr muito rápido. Eles tinham que ter um físico muito atlético e seus pulmões tinham que ser particularmente bons. Suas pernas tinham que ser fortes e os dedos dos pés ligeiramente abertos para se prenderem em superfícies irregulares. Eles tinham que conhecer todas as estradas e seus atalhos e ser bons nadadores. A comunicação no império Inca dependia deles. Para resistir ao frio, à sede e ao cansaço, mascavam folhas de coca, pois eram um dos poucos que podiam mascar essa folha sagrada.
    Chasquis correu cerca de 2,4 quilômetros por hora em um trecho entre um tampu (estação de destino) e tampu. Ao chegar ao novo tampu, o chasqui entregou sua mensagem a outro chasqui que então correu para o próximo tampu. Por meio desse sistema de retransmissão, os chasquis podiam cobrir distâncias enormes em um tempo relativamente curto. Uma mensagem pode viajar até 320 quilômetros em apenas um dia.
    Chasquis sempre carregava um pututu, uma trombeta de concha, para anunciar sua chegada e alertar seu alívio. Carregava como armas um cassetete e uma huaraca, uma funda de tecido e um quipu, de onde trazia informações, além de uma corda nas costas, onde carregava objetos e pacotes. Ele tinha uma vara e na cabeça uma pluma de penas brancas como identificador visual.
    O Império Inca tinha aproximadamente 10 a 12 milhões de habitantes no século XV. Para controlar todo o território, os Incas fizeram uma rede de estradas para levar novidades e produtos. Esta rede de estradas foi chamada de “Qhapaq ñan” ou “Capac ñan” em quíchua que significa grande estrada e também chamada de “Inca ñan” ou estrada Inca.
    Hoje em dia uma dessas estradas é mundialmente conhecida, a trilha Inca que nos leva até a cidadela de Machupicchu.
    As estradas do Império Inca foram construídas aos pés dos chasquis, para transportar mensagens, pacotes, e também alimentos como peixes e frutas, cada aldeia tinha chasquis entre 18 e 25 anos, servindo em turnos diários de 6 a 12 horas a eles atribuídos .
    Existem 2 técnicas para transmitir uma mensagem. Um era o quipus, uma série de cordas coloridas e nós que serviam para administração. A outra técnica eram palavras que o chasqui passava repetindo-a várias vezes ao chegar ou corriam juntos com seu relevo por um trecho até que o outro chasqui se lembrasse da mensagem.
    Quando os espanhóis chegaram a Cusco, ficaram tão impressionados com a eficiência do sistema de chasquis que permaneceram até mesmo no vice-reino do Peru. O cronista espanhol Pedro de Cieza de Leon escreveu:
    “Os Incas inventaram um sistema de postagens que era o melhor que se podia pensar ou imaginar ... a notícia não poderia ter sido transmitida a uma velocidade maior com cavalos velozes”,
     

Informações

O QUE É UM CHASQUE?
CEP 98801640 - Outros, RS

Telefone: (55) 3312-9485_

Formulário para contato