Detalhes do Site

Lenda da Hortelã - Menta



         Sherazade lendária rainha persa e narradora dos contos de As Mil e Uma Noites, contava suas histórias ao Sultão o lhe servia chá de Hortelã  todas as noites. Por ser relaxante e aromatizante este ché é símbolo de amizade em todo o mundo e ingrediente de todos os sucos e poções que tenham como interpretação ou objetivo o romantismo ou o amor..
    As Mil e Uma Noites
         Conta à lenda que na antiga Pérsia o Rei Shariar descobriu ter sido traído pela esposa, que tinha um servo como amante. Enfurecido o rei mandou matar os dois. Depois, toma uma terrível decisão: todas as noites, casar-se-ia com uma nova mulher e, na manhã seguinte, ordenaria a sua execução, para não mais ser traído. E assim foi por três anos, causando medo e lamentações em todo o reino.
         Um dia, a filha mais velha do primeiro-ministro, a bela e astuta Sherazade, tinha um plano para acabar com aquela barbaridade. Porém, precisa casar-se com o rei. E assim aconteceu, Sherazade casou-se com o Shariar
         Terminada a curta cerimônia nupcial, o rei levou a esposa a seus aposentos; entretanto, antes de trancar a porta, ouviu uma ruidosa choradeira. 
    _“Oh, Majestade, deve ser minha irmãzinha, Duniazade”, ela está chorando porque quer que eu lhe conte uma história, como faço todas as noites. Já que amanhã estarei morta, peço-lhe, por favor, que a deixe entrar para que eu a entretenha pela última vez!” Sem esperar resposta, Sherazade abriu a porta, levou a irmã para dentro, instalou-a no tapete e começou: “Era uma vez um mágico muito malvado...”. 
         Furioso, Shariar se esforçou para impedir a história de prosseguir; resmungou, reclamou, tossiu, Sherazade lhe serviu um chá de Hortelã  e voltou a contar o conto a irmã. 
         Vendo que de nada adiantava pestanejar, ele ficou quieto e se pôs a ouvir a história saboreando o chá,  meio distraído no início, e muito interessado após alguns instantes. A pequena Duniazade adormeceu, embalada pela voz suave da rainha. O soberano permaneceu atento, visualizando na mente as cenas de aventura e romance descritas pela esposa. Repentinamente, no momento mais empolgante, Sherazade calou-se. 
    _“Continue!”,  o Rei ordenou. 
    _“Mas o dia está amanhecendo, Majestade! Já ouço o carrasco afiar a espada!”. 
    _“Ele que espere”, declarou o rei. Shariar deitou-se e dormiu profundamente. Despertou ao anoitecer e ordenou à esposa que concluísse a história, mas não se deu por satisfeito: “Conte-me outra!”. 
         Sherazade com sua voz melodiosa começou a narrar histórias de aventuras de reis, de viagens fantásticas de heróis e de mistérios. Contava uma história após a outra, deixando o Sultão maravilhado.
         Sem que Shariar percebesse, as horas passaram e o sol nasceu. Sherazade interrompeu uma história na melhor parte e disse: 
    _“Já é de manhã, meu senhor!”. O rei, muito interessado na história, deixou Sherazade no palácio por uma noite mais. E assim Sherazade fez o mesmo naquela noite, contou-lhe mais histórias e deixou a última sem terminar. Muito alegre, ora contava um drama, ora contava uma aventura, às vezes um enigma, em outras uma história real sempre servindo ao Rei cha de Hortelã  para harmonizar suas falas. E assim passaram-se dias, semanas, meses, anos.
        Certa manhã ela terminou uma história ao surgir do sol e falou: 
    _“Agora não tenho mais nada para lhe contar. Você percebeu que estamos casados há exatamente mil e uma noites?” Um som lhe chamou a atenção e, após uma breve pausa, ela prosseguiu; 
    _“Estão batendo na porta! Deve ser o carrasco. Finalmente você pode me mandar para a morte!”

  • Sobre

  •      Quem adentrou nos aposentos reais foi, porém, Duniazade, que com o passar dos anos se transformara numa linda jovem. 
    _“Meu amado esposo, antes de ordenar minha execução, quero que saibas que lhe amo”, disse Sherazade. 
         Só então o Rei constatou que sua amargura desaparecera. Olhando para as crianças, sentiu o amor lhe inundar o coração como um raio de luz. Contemplando a esposa, descobriu que jamais poderia matá-la, pois não conseguiria viver sem ela. E os dois viveram felizes até o fim de seus dias.
    Versão Roger Jaekel
         Outras lendas sobre o Chá de Hortelã , erva da amizade e do amor, símbolo da hospitalidade são:
          Uma das ninfas amadas por Plutão, Minthe foi transformada em menta para fugir da ira da ciumenta mulher do deus grego;
          Conta-se que Zeus e Hermes em suas andanças disfarçados pela Terra, foram acolhidos para comer na casa de um casal de pobres anciões que forraram a mesa com hortelãs para melhor recebê-los. Os deuses então transformaram o casebre num palácio.  
    Notícia: Benefícios da Hortelã – Para Que Serve e Propriedades
    Roteiro Por Lendas Missioneiras 
    Roteiro por São Miguel das Missões 
    Roteiro do Chimarrão 
    Mistério do Chimarrão 
    Lenda do Umbu
    Lenda Da Erva Mate Versão Indígena 
    Lenda Alecrim 
    Lenda da Bossoroca 

    *Tatarandê Comunicação Entre Reduções,
    *Os Guaranis Carregaram Seus Mortos da Batalha de Caiboaté
    *Cotyguazú, Hospital, Azilo e Albergue para as Indias Guarani,
    *Lenda da Cruz de Caravaca
    *Lenda M'Bororé
    *Batalha de Caiboaté

Informações

Lenda da Hortelã - Menta
Outros, RS

Telefone: (55) 3312-9485
Telefone2: (55) 99727-7188

Formulário para contato