Detalhes do Site

Santo Padre Afonso Rodrigues - Mártir Jesuíta Missioneiro



             Viveu 30 anos de 1598 à 1628. Sua imagem tem a característica de ter um livro e a cruz, pois tinha a confissão e evangelização como prioridade ou quando junto aos outros mártires carrega um ramo de palmeira que usava para abençoar os batizados, doentes e fontes.
              Seu dia 19 de Novembro é comemorado junto aos Santos Mártires de Caaró, São Roque Gonzáles e São João De Castilhos.
     
             Santo Afonso Rodrigues nasceu em Zamora, Espanha em a 10 de março de 1598, foi um sacerdote jesuíta espanhol morto como mártir na recém-fundada redução de Caaró, no Rio Grande do Sul, Brasil em 15 de novembro de 1628.
             Estudou em Salamanca, onde ingressou na Companhia de Jesus e se ofereceu para trabalhar nas missões do Novo Mundo, embarcando para a América latina em 2 de novembro de 1616, junto com mais 37 companheiros, dentre os quais estava o padre João de Castilhos. Após viagem cheia de perigos, aportaram na Bahia e logo seguiram para Buenos Aires, onde chegaram em 15 de fevereiro de 1617.
             Continuou seus estudos em Córdoba, onde também lecionou. Sendo designado para a evangelização nas Reduções durante o Primeiro Periodo.
             Em 1º de novembro de 1628, juntamente com o padre Roque Gonzáles de Santa Cruz, fundou a Redução de Caaró, combatia os caçadores de escravos que caçavam os índios como animais, mas devido à falta de compreensão dos índios e a pressão da eminente com a aproximação dos Bandeirantes e suas atrocidades, matavam os índios por esportes, como animais a serem predados ou escravizados (como se dizia na época domesticados) em uma verdadeira guerra entre etnias humanas. Recebeu uma morte violenta poucos dias depois, em 15 de novembro, por mãos de índios comandados pelo cacique Nheçu contrários à atuação dos jesuítas, acreditava que expulsando os missioneiros afastaria os bandeirantes.
              Poucos relatos se têm deste santo por sua atuação discreta em trabalho e morte junto de Roque Gonzáles, mas se sabe que por sua formação era muito dedicado a evangelização e tinha na confissão e perdão dos pecados uma forma intima de chegar aos índios influenciando muito os trabalhos durante a projeção e penetração nas terras a serem levada a palavra de Deus. Os reflexos de suas aulas e evangelização pode ser sentida no segundo período onde os índios já tinha a ideia do Cristianismo tornando-se muito mais fácil a estruturação das Missões por quase todo o Rio Grande do Sul.
             Afonso Rodrigues e Roque Gonzáles foram mortos e queimados juntos, o local de sua morte e a fonte d'agua que bebia Fonte Caaró dos Jesuítas é até hoje ponto de peregrinação e são dedicadas a estes Santos Mártires uma série de graças alcançadas localizada no Santuário de Caaró em Caibaté.
             Afonso Rodrigues, junto com os demais martirizados, foi beatificado pelo papa Pio XI em 28 de janeiro de 1934, e canonizado pelo papa João Paulo II em 16 de maio de 1988. Em Caaró santuário no município de Caibaté/RS, foi erguido um santuário em honra aos jesuítas mártires, centro de uma grande romaria que ocorre todos os anos no terceiro domingo de novembro.

  • Sobre

  •          Em sua cidade a um monumento em sua homenagem que estava em praça pública e foi transferido para frente do Seminário de Zanora, na placa de bronze na frente ao pedestal se lê as seguintes escritas:
             San Alfonso Rodrigues de Zamora.
    Primeiro Santo Mártir da América dedicou sua vida aos mais pobres do terceiro mundo, morto em 1628. 
    A cidade de Zamora saúda seu Santo Mártir.
             Alfonso Rodríguez Olmedo nasceu em Zamora em 10 de março de 1598. Ele entrou na Companhia de Jesus em Salamanca e partiu para as Missões na América do Sul em 1616. Na idade de 30 San Alfonso foi brutalmente assassinado por um dos povos indígenas que buscava evangelizar a mando de um cacique indígena. Em 28 de janeiro de 1934 foi canonizado.
    Site: Santo Padre Roque Gonzales - Mártir Jesuíta Missioneiro
    Site: Santo Padre Afonso Rodrigues - Mártir Jesuíta Missioneiro
    Site: Santo Padre João de Castilho Mártir Jesuíta Missioneiro
    Site: Inácio de Loyola - Primeiro Jesuíta
    Site: São Francisco Xavier, o Santo Missioneiro
    Site: São Luíz Gonzaga, Padroeiro da Juventude

    Site: Monumento ao Coração do Santo Padre Jesuíta Roque Gonzáles
    Vídeo: Capela dos Santos Mártires - Santuário de Caaró
    Vídeo: Os 3 Tres Santos Martires Missioneiros em Cerro Largo
    Site: Padre Jesuíta Maximiliano Von Lassberg
    Site: Romaria no Santuário dos Mártires do Caaró 2014
    Homenagens aos Mártires e Chegada dos 15 Trilha 2015. 
    Vídeo: Filme A Missão Padre Roque Gonzales é Morto
    Vídeo: Filme A Missão 1986 Cardeal Chega as Missões. 

Informações

Santo Padre Afonso Rodrigues - Mártir Jesuíta Missioneiro
Caibaté, RS
Região das Missões
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato