Detalhes do Site

Capela da Conciliação ou Oratório de João Goulart em São Borja



    João Goulart, Presidente do Brasil de 1961 a 1964 viveu em uma época bem diferente da que vivemos hoje, um fato interessante antes de ser Presidente era vice de Juscelino Kubitschek naquele século se votava em vice, separado do Presidente e Jango teve mais votos como candidato a vice do que o Presidente que ganhou Juscelino.
    Politico experiente tinha seu jeito próprio de fazer as coisas, não foram poucas as vezes que vindo para São Borja trouxe consigo vários Ministros e disputas que acirravam os problemas do país em um clima onde a imprensa acompanhava de perto carros de som, passeatas e o rádio era o maior meio de comunicação.
    Quando Ministros, Governadores ou Militares estavam discordando muito em quase atrito entre as partes ou interesses João Goulart pedia que eles antes da reunião ente as partes, os interessados fossem rezar um pouco na Capela dos Goulart, um oratório que ficava em frente a sala principal da casa.
    Nunca se soube por que direito, mas na grande maioria dos casos as disputas acabavam ali, talvez entre as orações e pedidos se iniciasse um acordo ou negociação. Talvez por refletir melhor e observar que o dono da casa e da caneta os aguardava para o veredito final ou Talvez por obra da religiosidade e meditação todos flexionassem seus interesses e vissem o bem maior, mas o fato é que tudo acabava nesta salinha onde os olhares estavam sempre em cabeças baixas. Falasse que disputas de eleições foram resolvidas no silencio da pequena Capela.
    Até hoje a pequena sala é local certo de visita no Museu João Goulart, principalmente por casais que chegam discutindo a relação momentos depois dentro do Oratório da Conciliação em pé, aos poucos se abraçam e meditam junto sobre a beleza e historicidade do lugar.

  • Sobre

  • Agendamento e Contato: (55) 3430-2953 - (55) 3430 - 1425 
    Todos os Museus funcionam de segunda a sexta-feira das 8h30m às 12h e 13h30m às 17 h. No sábado das 8h30m às 12h. Domingos e feriados visitas mediante agendamento prévio.
    museugetuliovargas@saoborja.rs.gov.br
    Site: Capela da Conciliação ou Oratório de João Goulart; 
    Site: Museu João Goulart
    Site: Túmulo de Leonel Brizola e João Goulart
    Vídeo: Túmulo de João Goularte e Brizola no Cemitério Jardim da Paz em São Borja.

    O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br

Informações

Capela da Conciliação ou Oratório de João Goulart em São Borja
São Borja, RS
Avenida Presidente Vargas  2.033 esquina Felix da Cunha.
Telefone: (55) 3430-1425

Formulário para contato