Detalhes do Site

Túmulo Aparício Mariense da Silva



    Aparício Mariense da Silva (30 de maio de 1856 — 4 de maio de 1910) foi um político brasileiro. Estudou no Colégio Gomes, em Porto Alegre. Aos 18 anos aderiu à propaganda republicana, ligando-se ao grupo de Francisco Gonçalves Miranda. Em 1881 fundou o Clube 7 de Abril e no mesmo ano foi eleito vice-presidente do Clube Republicano São-Borjense. Foi eleito deputado estadual, à 21ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, de 1891 a 1895. 
    Entre as iniciativas de Aparício está a coordenação de um movimento, a partir de 1888, que resultaria na Proclamação da República do Brasil no ano seguinte. Também foi autor da Moção Plebiscitária de 1888, este documento constituiu o primeiro plebiscito da história do Brasil.
    Cemitério Jardim da Paz.

  • Sobre

  • O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Informações

Túmulo Aparício Mariense da Silva
São Borja, RS
R. Eng. Manuel Luís Fagundes, 3065.
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato