Detalhes do Site

Lagarto Teiú



    Lagarto do Jarau ou Teiú (“Tupinambis merianae” ou Lagarto-do-papo-amarelo, Teiú-gigante, Teiú-da-Argentina, Teiú do Jarau) é um dos maiores lagartos do Brasil e o mais pesado deles. É uma espécie de lagarto que habita grande parte do Brasil e muito comum nos pampas sul-americanos.
    Ele pode medir até dois metros de tamanho total e cerca de 10 quilos adulto é terrestre, e raramente sobe em árvores depois de atingir a maturidade. É um animal agressivo e voraz, comendo desde frutas e insetos até roedores, aves e outros répteis de menor porte. Quando mora perto de casa junto a fazenda ataca os galinheiros (ovos e pintos) e o lixo das casas, se isso não acontece, evita a proximidade com o homem e prefere buscar seu alimento longe dele.

  • Sobre

  • Os filhotes são esverdeados, coloração que vai desaparecendo de acordo com o desenvolvimento dos animais. Vive aproximadamente 16 anos, costumam cavar buracos na terra, tem hábitos diurnos Onívoros desova entre 30 e 36 ovos por postura, que eclodem após 60 a 90 dias de incubação.. Em cativeiro alimenta-se de gemas de ovos, carnes, camundongos, pintinhos, rãs, frutas doces, etc. 
    É um animal tímido, mas que se defende bem quando atacado, principalmente desferindo chicotadas com a longa cauda. No manuseio pode ser agressivo, razão pela qual são importantes os cuidados no manejo para evitar mordidas.
    É um lagarto fácil de ser visto devido ao seu tamanho e bonita coloração.
    Bombeiros prendem Lagarto de 2 metros. 
    Butiá a fruta da querencia gaúcha 
    Site: Cardeal Amarelo - Guerreiro do Pampa Gaúcho 
    Site: Gralha a Guardiã da Origem dos Mistérios 
    Site: Lenda e Pajada do João de Barro 
    Site: O Pássaro Cardeal, “O Guerreiro dos Pampas”. 

Informações

Lagarto Teiú
Outros, RS
Rio Grende do Sul
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato