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Regulamento para o Jogo do Osso segundo o MTG.



    MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO
    Regulamento de Esportes Tradicionalistas do Estado do Rio Grande do Sul
    Jogo de Tava - História do Jogo do Osso 
    Vídeo: Peças do Jogo do Osso ou Tava.

    Art. 3º - Especificação: A Tava é o astrágalo do vacum e divide-se em 4 partes para efeito deste
    regulamento. 
    OSSO - CHAPA DE BRONZE - CHAPA DE FERRO e PINOS DE FIXAÇÃO.
    Parágrafo único - A Chapa de Bronze, corresponde a “SORTE” e a Chapa de Ferro, corresponde ao
    “CULO”.
    Art. 4º - Cancha - A Cancha para a prática do jogo da tava, deverá ter as seguintes medidas: de 7
    (sete) metros até 9 (nove) metros de raia a raia.
    § 1º - Dentro destas medidas, poderá haver variações de comprimento, de acordo com a Comissão
    Organizadora do evento.
    § 2º - Picador - Inicia na raia e deverá ter o máximo de 3 (três) metros de comprimento por 2 (dois)
    metros de largura.
    § 3º - Bacia - Localiza-se dentro do picador e deverá ter 50 cm x 50 cm.
    § 4º - O piso do picador deverá ser de terra molhada (barro).
    Art. 5º - PARTICIPANTES: Todos os participantes, deverão estar representando uma Entidade
    Tradicionalista filiada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho.
    § 1º - Os jogos serão disputados na modalidade “EQUIPE” podendo ser inscritos 4 (quatro)
    participantes.
    § 2º - Todos concorrerão à premiação individual sendo que para a contagem dos pontos por equipe,
    valerão as 3 (três) maiores pontuações, descartando-se o pior resultado.
    Art. 6º - Contagem de pontos:
    I - As jogadas terão os seguintes valores:
    SORTE CLAVADA 2 (dois) pontos positivos
    SORTE CORRIDA 1 (um) ponto positivo
    CULO CLAVADO 2 (dois) pontos negativos
    CULO CORRIDO 1 (um) ponto negativo
    II - A sorte é “clavada”, quando a tava bater no picador, e tocar o solo, com o cravador se fixando ao
    solo, deixando o lado inverso do cravador livre. Ficando definido a posição “SORTE”.
    III - O culo é “clavado”, quando a tava tocar o solo com a ponta inversa ao cravador, se fixando a este
    deixando o cravador livre. Ficando definido a posição “CULO”.
    IV - Toda e qualquer jogada, que ocorrer diferente das descritas nos incisos “II” e “III”, será
    considerada “sorte corrida” ou “culo corrido”.
    § 1º - Quando a tava bater fora do picador e der “culo”, valerá os pontos e a jogada.
    § 2º - Quando a tava bater fora do picador e der “sorte”, não valem os pontos mas valerá a jogada.
    § 3º - Cada jogador terá direito a 20 (vinte) tiros de tava, sendo 10 (dez) em cada extremidade da
    cancha.

  • Sobre

  • Art. 7º - Fica proibido apostas diretas envolvendo dinheiro ou outros quaisquer valores, em Jogos de
    Tava promovidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, ou Entidades a ele vinculadas (Filiadas).
    Art. 8º - No momento do tiro, o atleta deverá ficar atrás ou, no máximo, com o meio pé em cima da
    raia, não podendo deslocar-se em direção ao picador do atirador adversário, enquanto a tava não tocar o
    solo.
    Art. 9º - O tempo de intervalo entre uma partida e outra, deverá ser de até 5 (cinco) minutos.
    Parágrafo único - O não comparecimento da equipe, no prazo marcado pelos organizadores,
    implicará na eliminação ou perda dos pontos.
    Art. 10 - Os promotores do evento (torneio), deverão apresentar para os competidores, um ou mais
    pares de tava ferradas, com as quais deve ser disputado a competição.
    § 1º - O atleta somente terá direito à troca de tava (câmbio), quando o seu adversário fizer “sorte”.
    § 2º - Quando o osso (tava) ficar em pé, com as duas pontas no solo, chama-se “jura”, não vale
    pontos, somente a jogada.
    Art. 11 - Uma equipe mesmo não estando completa, número inferior a 3 (três) poderá participar da
    competição. Concorrendo apenas à premiação individual.
    Art. 12 - Todo o atleta que praticar alguma falta, que venha denegrir a competição, ou contribuir para
    a discórdia entre os participantes, ou ainda dirigir-se a qualquer membro da arbitragem ou organizadores,
    de maneira desrespeitosa, estará sujeito às seguintes penalidades, de acordo com a gravidade da falta.
    § 1º - São penalidades:
    a) admoestação;
    b) perda de uma ou mais jogadas;
    c) desclassificação individual;
    d) desclassificação da equipe.
    § 2º - Além das punições previstas neste artigo, a representação faltosa ficará sujeita ao
    Regulamento do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
    § 3º - O culo valerá sempre, mesmo que a tava toque o solo fora da raia. A sorte somente terá
    validade, se a Tava tocar o solo e permanecer dentro dos limites do picador.
    Art. 13 - Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora do evento, ou por Comissão
    específica designada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.
    Contribuição Laércio Braga.

Informações

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Outros, RS

Telefone: (55) 3312-9485

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