Detalhes do Site

Sidi Biriva



    Sidi Biriva, artista da região de Horizontina/RS, grande missões, sobrinho de Rui Biriva trás consigo o peso e a tradição deste sobrenome é um grande tributo a este popular, carismático e talentoso intérprete e compositor, falecido em abril de 2011.
    A música na vida do Sidnei aconteceu de forma natural, pois nasceu numa família onde o pai e a mãe cantavam no coral e o irmão cantarolava em casa e em festivais da canção junto com seu tio Rui. A família tinha também o hábito de cantar muito em casa.

  • Sobre

  • Video do Show de Daniel Torres e Sidi Biriva, clique aqui.  
    O curso de violão ministrado pelo mano Adilson através da Musissinos de Novo Hamburgo, foi fundamental para a formação musical.
    A Carreteada Estudantil Festival de música gaúcha organizada pelo CTG Carreteiros de Horizonte foi um marco para a história da música nativista em Horizontina, principalmente despertando o gosto por este estilo musical junto a comunidade estudantil e, para o Sidnei, trouxe muitas alegrias, foi vencedor da 1ª Carreteada Estudantil com a música “ Os Cardeais “ e, na entrega da premiação, uma linda gaita de botão, Sidnei em sua emoção prometeu que no ano seguinte iria defender uma canção com a gaita ponto que ganhara, mesmo ainda sem saber tocá-la. O fato deu-se no ano seguinte e o Sidnei conquistou com a canção “Negra da Gaita” o segundo lugar, mostrando que palavra é palavra, e que a música seria o seu futuro.
    Novamente a Carreteada Estudantil mostrou o seu poder de persuasão na vida do Sidnei, de calouro passou acompanhar os outros calouros do festival, na primeira formação do Grupo Cambona, na época com Darcy Winter (Pibi), Adilson Franck, Irineu Garlet e Sidnei. Esse grupo foi e será mais que um grupo, será uma eterna família.
    Voltando aos palcos da Carreteada, Sidnei conquistou novamente o 1º Lugar, e de prêmio recebeu um violão que o acompanhou por muitos momentos importantes de sua carreira musical.
    Cantar em casamentos e bares junto dos irmãos e desta vez também com o irmão mais novo Rafael e o sobrinho Willian, foi mais um grande aprendizado na carreira musical.
    Sidnei em sua trajetória musical também participou de vários grupos e bandas como: Grupo Festança de Lages SC, Grupo Criado em Galpão de Foz do Iguaçu, Banda Balança Brasil do Paraná, Banda Sétimo Sentido quando ainda residia na cidade de Horizontina.
    O profissionalismo deu-se em seu ápice quando se juntou a Banda Pé Na Estrada de Rui Biriva, oportunidade que lhe rendeu um aprendizado musical ímpar, além do convívio com os melhores e mais conhecidos músicos do Rio Grande do Sul, dentre eles Elton Saldanha, Leandro Rodrigues, Luís Bastos, Luiz Carlos Borges, Paulinho Rigo, Oswaldir e Carlos Magrão, Neto Fagundes entre outros, além de também ter um contato mais próximo com os maiores produtores musicais do Rio Grande do Sul, Aírton dos Anjos “o Patinete” na época RBS discos e “Edson Campana”da ACIT.
    Ter trabalhado com Rui Biriva que por sinal é seu tio e um dos maiores exemplos músicais que teve rendeu também um maior contato com celebridades, esportivas e politicas do estado do Rio Grande do Sul.
    Sidnei aproveitou o período em que esteve morando em Porto Alegre para fazer vários cursos de música, na maioria das vezes custeados pelo tio Rui Biriva.
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Informações

Sidi Biriva
Outros, RS
Rua Mauro Alberto Hoffmann, 355 Bairro Kennedy - Horizontina - RS  
Telefone: (55) 9690-1099
Telefone2: (51) 9627-0740
Telefone3: (55) 9157-8125

Formulário para contato