Detalhes do Site

Fórum Monumento Justiça Missioneira



    O diferencial dela é ser uma versão da Deusa da Justiça Têmis (greco/romana)  totalmente inovadora, fugindo dos padrões. 
    Materializada na influência indígena e tradicionalista gaucha. Linda, imparcial, tradicional e cercada de simbolismo como nosso povo. 
    A escultura, do artista local Vinícius Ribeiro, ( http://viniciusribeiroescultor.blogspot.com.br/ )  foi produzida manualmente em concreto armado e batizada de "Justiça Missioneira". 
    O autor conta que a ideia surgiu em 2009, "pensei em algo diferente e único, a fim de divulgar nossa terra, nossa rica história, e daí surgiu a ''Justiça Missioneira''", explica Vinicio Ribeiro. 
    Colocado na entrada do novo Forum da comarca de São Luiz Gonzaga. A peça tem 2 metros de altura e pesa 950 quilos.  A peça tem na mão esquerda a balança, com o fiel no centro, e na direita, a lança, em vez da espada, na posição de espera. Apresenta venda nos olhos, enfatizando a imparcialidade. Leva uma pena na cabeça, representando a primeira das deusas da Justiça, a egípcia Maat, e sinalizando a herança guarani. Também está com a tipoy, roupa que as índias vestiam nas reduções missioneiras, e o laço nas pernas chamado tetymakuá. Tem um colar com presas de jaguaretê, demonstrando sua bravura.
    A obra foi patrocinada por uma campanha liderada pelo presidente da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil, Jorge Enio Pinto dos Santos.

  • Sobre

  • O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira

     

Informações

Fórum Monumento Justiça Missioneira
São Luiz Gonzaga, RS
RUA CEL.FERNANDO MACHADO 2791 - AGRÍCOLA Bairro Agrícola
Telefone: (55) 3352-4560

Formulário para contato