Dentre as atividades das Políticas de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Sistema Único de Saúde (SUS) promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde está inserida dança circular.
A prática é realizada em grupos e foi suspensa devido a pandemia, mas está sendo retomada gradativamente em várias unidades, com atividade realizada pelas enfermeiras Maynara, Vera, Giovana, Jacqueline, Cristiane e conta com apoio da professora Márcia Cargin (URI).
A dança circular está sendo realizada no Centro de Cultura, nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) dos bairros Dido, Haller e 22 de Março, na unidade do bairro Aliança e no CAPS.
O objetivo da dança circular é promover o bem-estar, a integração entre os participantes, minimizar o estresse, desenvolver a auto estima, equilibrar o corpo, físico, mental, emocional e espiritual.
A Secretaria Municipal de Saúde fornece ainda auriculoterapia, dispensação de fitoterápicos, oficinas de chás e plantas medicinais, desenvolvidos pelas farmacêuticas Simone Alencastro e Fernanda Teichmann. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3313-9350.
Fotos: Fernando Gomes