Notícias

01/08/2023 07:35


Nova Petrópolis e Campina das Missões tornam-se cidades irmãs

O Prefeito Carlos Justen, juntamente com Prefeito de Nova Petropólis, Jorge Darlei Wolf, assinaram no último sábado, dia 29 de julho o TERMO DE IRMANAMENTO entre Campina das Missões e Nova Petrópolis. A assinatura do IRMANAMENTO ocorreu em meio ao Baile alusivo ao 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, que aconteceu de 12 à 30 de julho no município. Um evento de valorização das tradições e dos costumes legados pelos antepassados, numa mescla das mais distintas manifestações culturais. A comitiva campinense foi composta pelo Prefeito Carlos Justen, Secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Solange Maria Reichert Knebel e o Assessor Luiz Paulo Madril.

 Os municípios de Nova Petrópolis e Campina das Missões atuaram para formalizar o processo de irmandade, cuja proposta de irmanamento foi apresentada no dia 15 de setembro do ano passado em visita ao gabinete do prefeito Jorge Darlei Wolf. Desde então, as duas administrações trataram dos procedimentos para formalizar o processo. Ambos os projetos de leis necessitaram ser enviados para a Câmara de Vereadores, tendo a sua aprovação de forma unânime em ambas as Casas Legislativas.

O prefeito Jorge Darlei Wolf destaca que Campina das Missões já possui uma ligação com Nova Petrópolis, uma vez que o Grupo Troyka, de folclore russo, soma diversas participações no Festival Internacional de Folclore. “Campina das Missões é uma cidade que se diferencia por ter recebido imigrantes russos. Mas também foi colonizada por alemães, sendo que 75% da sua população é formada por descendentes germânicos, característica que também é verificada aqui em Nova Petrópolis”, comenta o prefeito Jorge Darlei Wolf.

As áreas de cooperação da irmandade entre Nova Petrópolis e Campina das Missões envolvem a Cultura, Turismo, Saúde e Meio Ambiente. “As várias semelhanças quanto a formação étnica, os traços do trabalho e do cooperativismo também alicerçados em nosso território, lembrando ainda o amor e respeito a cultura presentes em ambos os municípios, respaldam e justificam a proposta de irmanamento, cientes de que caminhando juntos poderemos contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural de ambas as comunidades”, afirma o prefeito Carlos Justen.

Campina das Missões tem população estimada de 5.882 habitantes. A economia é baseada na agricultura e pecuária, compreendendo a produção de soja, trigo, milho, feno, leite e gado de corte, além de móveis, metalurgia, equipamentos de energia solar e comércio. O município classifica-se como a 9ª bacia leiteira em produção no Estado e com uma suinocultura em crescente ascensão. Realiza o Maior Festival de MPB do Rio Grande do Sul e o Festival Internacional do Folclore além da programação do natalina A Magia do Natal, mesmo nome da programação natalina de Nova Petrópolis.

Nova Petrópolis é uma potência econômica, Jardim da Serra Gaúcha, Capital Germânica do Rio Grande do Sul, Capital Nacional do Cooperativismo, um centro turístico da serra gaúcha, cidade linda, culta e bem cuidada.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...