Notícias

24/07/2023 07:47


Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas disponibiliza livro digital sobre a edição de 2023

A partir desta sexta-feira (21/7), a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2023 disponibiliza o livro digital (e-book): Centenário da Revolução de 1923. Ele apresenta e divulga os Festejos Farroupilhas de 2023 e pode ser baixado no site da Secretaria da Cultura. Organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRS), o e-book tem como foco a Revolução de 1923 e serve de base para projetos culturais e trabalhos em escolas e em outras instituições sobre o tema.

O material contém informações sobre uma das precursoras do Movimento Nativista, Maria Luiza Benitez (Malu), patrona dos festejos deste ano. O leitor também encontra detalhes sobre a canção oficial, Nos tempos de 23, composta pelos músicos Fernando Espindola e Thomas Facco, do grupo Alma Gaudéria, e sobre a identidade visual das comemorações. Cintia Ruschel utilizou os lenços nas cores  branco e vermelho para simbolizar os múltiplos significados do que é ser gaúcho, o estreitamento dos laços entre as etnias e as diferenças políticas que se manifestavam de forma fervorosa naquela época.

O livro reúne, ainda, mensagens do governador Eduardo Leite, da secretária da Cultura, Beatriz Araujo e da secretária adjunta e presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas de 2023, Gabriella Meindrad. O Movimento Tradicionalista Gaúcho o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul também contribuíram com o e-book.

O governador avalia em seu texto, intitulado Uma história para todos, que os Festejos Farroupilhas são uma oportunidade muito especial para aquecer a alma e exaltar a história de um povo que sempre esteve preparado para enfrentar desafios.

“Percorrer estas páginas é revisitar personagens que hoje são nomes de avenidas e escolas em todos os cantos do Rio Grande do Sul e que precisam ser compreendidos para que possamos também nos entender como povo. Mas também permite iluminar a atuação de mulheres, índios e negros que protagonizaram capítulos igualmente marcantes do mesmo episódio e permanecem esquecidos", afirma Leite.

Para a secretária Beatriz Araujo, o e-book é um convite a uma imersão em um capítulo importante da história do Rio Grande do Sul. “As informações sobre a Revolução de 1923, nos marcos de seu centenário, resultam de pesquisa documental e iconográfica realizada nos acervos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e fazem alusão ao tema central dos Festejos Farroupilhas de 2023”, detalha.

“A aproximação simbolizada pelos lenços de chimangos e maragatos representa o desejo de convivência pacífica do povo gaúcho e o estreitamento dos laços de solidariedade e de cooperação entre diferentes grupos étnicos e sociais, muitos deles invisibilizados ou apagados dos registros históricos, como as mulheres, os negros e os povos originários", explica a presidente da comissão dos festejos, Gabriella Meindrad. Ela ressalta o respeito à diversidade, às pessoas e aos seus ideais como um pilar essencial para a construção de uma sociedade democrática mais justa e inclusiva.

Baixar arquivo anexado

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...