Notícias

25/08/2016 15:25


Aberta a 13ª MEP em Santo Ângelo

A 13ª Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional (MEP) teve abertura oficial na noite de quarta-feira (24), no CTG Os Legalistas, em Santo Ângelo. A MEP é coordenada pela 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) coordena a mostra, juntamente com a 32ª CRE (São Luiz Gonzaga), 35ª CRE (São Borja) e 36ª CRE (Ijuí), que integram o sexto núcleo.
A Mostra de Educação Profissional (MEP) contribui com a melhoria da qualidade da educação, ao promover a produção e a socialização do conhecimento, a troca de informações, a integração das comunidades escolares e a valorização da escola pública como espaço de descoberta, comunicação de novas tecnologias e geração de saberes. A mostra expõe o resultado do investimento e incentivo (à pesquisa, promovido pela Superintendência da Educação Profissional (SUEPRO) e neste ano tem como tema “Transformando desafios em negócios vencedores em nossa região”.
A característica principal da mostra é expor os projetos de pesquisa que respondem as questões do cotidiano dos alunos e das comunidades escolares. “A partir de uma situação problema são acionados todos os conhecimentos para resolvê-las, promovendo dessa forma, um ensino contextualizado e com maior significado” destaca a Coordenadora Pedagógica da 14ª Coordenadora Regional de Educação e Interlocutora da SUEPRO Rute Ribeiro Gomes.
A solenidade de abertura contou com a presença de Rosane Schena Konzen representante da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Também estiveram presentes coordenadores e coordenadores adjuntos das quatro CREs organizadoras: 14ª (Santo Ângelo), 32ª CRE (São Luiz Gonzaga), 35ª CRE (São Borja) e 36ª CRE (Ijuí), além da vice-prefeita de Santo Ângelo Nara Damião e outras autoridades locais. 
A Coordenadora Regional de Educação da 14ª CRE - anfitriã do evento, professora Tania Rosana Matos Santiago, lembrou, em sua fala, que a MEP valoriza a dedicação e empenho das atividades realizadas nos educandários.
Após a solenidade de abertura oficial, iniciou a visita pública aos estandes. Na quinta-feira (25) e na manhã de sexta (26), além da comunidade, a comissão avaliadora e centenas de alunos passarão conhecendo os 36 trabalhos desenvolvidos em oito eixos tecnológicos (Ambiente e Saúde; Controle e processos Industriais; Desenvolvimento e saúde; Gestão e Negócios; Produção alimentícia, Recursos naturais; Informação e comunicação; Infraestrutura) por 14 escolas das quatro regiões envolvidas. O evento conta mais de 100 alunos expositores, 26 professores orientadores e 4 interlocutores da SUEPRO. 
A 14ª Coordenadoria Regional de Educação está representada pela Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas com dois projetos dos cursos de eletrotécnica e mecânica; pelo Instituto Estadual de Educação Odão Felippi Pippi com um projeto do curso Técnico em Contabilidade; pelo Colégio Estadual Pedro II com dois projetos do curso em Secretariado; pela Escola Técnica Estadual Entre-Ijuís com um projeto do curso Técnico em Contabilidade e pela Escola Estadual Técnica Guaramano com seis Projetos dos Cursos Técnicos Agroindústria e Técnico Agropecuária.
 A 14ª Coordenadoria Regional de Educação agradece aos participantes do momento cultural na abertura do evento: Professor Rubilar Ferreira e Garotos Guaramano , bem como as alunas do Colégio Estadual Pedro II que recepcionaram a todos.
A MEP encerra nesta sexta-feira (26), com entrega de troféus aos três primeiros colocados em cada eixo tecnológico. A comissão julgadora é formada por profissionais de cada área temática. 

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...