Paulo Fernando Pinheiro Machado esteve reunido com o prefeito Jacques Barbosa e temas de interesse regional foram tratados
O prefeito Jacques Barbosa recebeu na manhã desta quarta-feira, 16, a visita de Paulo Fernando Pinheiro Machado, diplomata, jurista, historiador, escritor e financista. Ele esteve acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Baptista dos Santos Silva e do advogado santo-angelense, Paulo Leal, membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) do qual Pinheiro Machado é vice-presidente da Comissão de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário.
Na pauta do encontro entre as autoridades, a Região das Missões e seus potenciais históricos, culturais e turístico, a infraestrutura logística de transporte num comparativo entre os estados do Sul do país e dos países vizinhos e o desenvolvimento econômico por meio da atração de investimentos.
Atuando em Foz do Iguaçu, no Paraná, Pinheiro Machado, relatou experiências como a Paraná Invest, sistema de fomento que estimula o desenvolvimento da economia, por meio de um conjunto de ações para atração de investimentos que visam a geração de emprego, renda e a melhoria da qualidade de vida dos paranaenses.
Prefeito de Santo Ângelo e presidente de Associação dos Municípios das Missões (AMM), Jacques destacou ao diplomata recente viagem à Europa em comitiva da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), para visitas às agências de desenvolvimento de Portugal e Espanha, onde conheceu exemplos de prosperidade. Jacques recentemente encaminhou proposta de instalação da Agência de Desenvolvimento das Missões, reunindo os municípios em um projeto conjunto para o crescimento socioeconômico regional.
A ponte internacional em Porto Xavier, a duplicação de rodovias estaduais e federais da região, o Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, a conjuntura nacional e outros assuntos de interesse das Missões também foram a tônica do encontro.
Na despedida, o prefeito Jacques entregou ao diplomata a Cruz Missioneira e um pin, simbolizando as Missões. Pinheiro Machado, por sua vez, agradeceu a honraria e colocou-se à disposição de Santo Ângelo.
Paulo Fernando Pinheiro Machado é autor de obras importantes como “Centelhas de Tempestade: a diplomacia em um mundo em transformação” (Saraiva), “Ideias e Diplomacia: o Visconde do Uruguai e o nascimento da política externa brasileira – 1849-1853” (Lisbon Press) e de “Linha de Água” (Só Livro Bom).
Fotos: Fernando Gomes