Com a tradição que atravessa mais de 4 gerações trabalhamos a lã da ovelha, desde 1984, com o diferencial de trabalhar esse produto desde a criação da ovelha até o produto final. São produtos diferenciados, que são desde o uso para trabalhos no campo quanto par uso pessoal. Executa todas as etapas da produção, que são: criação da ovelha, tosa ou esquila, lavagem da lã, cardagem, fiação, tecelagem e confecção da peça final, com acabamento diferenciado. Usa em todas as etapas da produção todas as formas as formas tradicionais e conservadoras, bem como as tecnologias modernas. Artesã Dalva Mothci"
“A ‘vó Angelina’ era avó do meu marido. É uma história de sogras porque ela aprendeu com a sogra dela e eu aprendi com a minha. Ela trabalhava com a lã e eu me interessei. Fiz alguns cursos da Emater e do Senar. E chegou um momento em que não dava mais conta de tantas encomendas e chamei outras mulheres para me ajudar. Assim começamos a associação”, conta Dalva da Luz Pereira Motchi, que transformou um antigo galpão de sua casa em uma tecelagem e sede da Associação Vó Angelina. “É um trabalho que eu gostaria de passar para as novas gerações, porque se não ele vai terminar”, avalia a artesã.
Para que a arte em lã seja consolidada, o trabalho começa a campo. Tosar a ovelha com tesoura também é uma prática que perpassou gerações de mulheres da família de dona Angelina. A partir da etapa da tosa, uma trama de união é formada para lavar o pelego, cardar a lã, tecer o fio e finalizar a peça.
São confeccionados tecidos para casacos, palas, coletes, entre outras peças. “Já foram transportadas peças para São Paulo, como casacos e cobertas. Mandamos mercadorias para vários lugares. Onde o pessoal encomenda, a gente envia”, destaca Dalva. Segundo ela, aos poucos os resultados do esforço são colhidos. “
No momento que você está bordando, tecendo, tricotando, ou fazendo qualquer outro tipo de artesanato, você está com a mente ocupada”, destaca Dalva, “Além do mais o artesanato é uma interessante alternativa de terapia ocupacional”, conclui.
Para favorecer a mais pessoas esta experiência a Artesã Dalva Mothci está oportunizando ao turista também vivenciar esta experiência. Com pacotes em três modalidades tanto individual como em família ou grupos é possível viver a experiência de: Conhecer o sítio; brincar com as ovelhas; ver a vacas leiteiras; conhecer e praticar todo o processo desde a lã da ovelha até a linha e a peça confeccionada; fazer trilha no sítio; visitar o açude e tratar os peixes; além de saborear um bom café colonial, ou passar um dia no sítio.
ONDE FICA
O Ateliê Vó Angelina fica no Sítio Timbauva no interior de São Miguel das Missões. Para chegar ao local o acesso é pela BR 285, até o trevo de acesso a São Miguel das Missões, via ERS 561, passando a cidade de São Miguel das Missões e mais um trecho de estrada vicinal de acessão a comunidade de São João das Missões.
Endereço: Sitiio Timbaúva – São João das Missões São Miguel das Missões
Proprietário responsável: Dalva da Luz Pereira Mothci
Contato: (55) 99942-7546
VESTIBULAR URI
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES
ATEILIÊ VÓ ANGELINA