Notícias

26/09/2022 10:10


Brasil terá número recorde de eleitores no exterior na eleição deste ano

Quase 700 mil brasileiros com domicílio eleitoral no exterior estão aptos a votar em 2022 — exclusivamente para os cargos de presidente e vice-presidente da República. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número é quase 40% maior que o da eleição mais recente, em 2018, quando ultrapassou 500 mil.

Neste ano, os eleitores brasileiros poderão votar em 181 cidades estrangeiras. A pedido do Ministério das Relações Exteriores, o TSE autorizou postos de votação fora da sede das embaixadas e repartições consulares em 21 países.

Europa, América e Ásia

Lisboa é a cidade com maior quantidade de brasileiros aptos a votar, com 45,2 mil eleitores. Em seguida, aparecem Miami e Boston, ambas nos Estados Unidos, com 40,1 mil e 37,1 mil eleitores, respectivamente. Também há um número considerável em Nagoia, no Japão, com 35,6 mil brasileiros, e em Londres, na Inglaterra, com 34,4 mil.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Distrito Federal é o órgão responsável por organizar a votação no exterior, com apoio de consulados e missões diplomáticas nos respectivos países. No exterior, o voto é facultativo para menores de 18 anos, maiores de 70 anos e pessoas analfabetas. As mulheres são maioria do eleitorado (60%). A maior parte dos eleitores tem entre 35 e 44 anos.

Brasileiros com domicílio eleitoral no exterior que não puderem comparecer à seção eleitoral no dia da eleição terão de justificar a ausência pelo e-Título, pelo Sistema Justifica ou mediante formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, a ser entregue depois da eleição.

VESTIBULAR URI

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...