Notícias

09/09/2022 17:29


Projeto piloto sobre superendividamento foi tema de encontro na URI Santo Ângelo

A iniciativa é do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública,
Procon, Governo Municipal, URI e FASA
O projeto piloto de superendividamento foi a pauta do encontro realizado na tarde desta sexta-feira (09), no auditório do prédio 13 da URI Santo Ângelo, em uma iniciativa coordenada pelo Juiz da Infância e Juventude, Luis Carlos Rosa, que conta com o apoio do Poder Judiciário, Ministério Público (MP), Defensoria Pública, Procon Santo Ângelo,  Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), URI Santo Ângelo, FASA e Governo Municipal, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e Planejamento Urbano e Habitação. Em primeiro instante, o projeto dará preferência para as pessoas idosas, ou seja, com mais de 60
anos.
A Universidade Regional Integrada (URI), participa do projeto por meio dos cursos de Direito, Psicologia e Ciências Contábeis.
Segundo o Juiz da Infância e Juventude, Luis Carlos Rosa, o referido projeto busca colocar em prática o artigo 104-A do Código de Defesa do Consumidor (CDC), sendo uma iniciativa que oferece ao idoso superendividado o atendimento por uma equipe de elaboração de um plano de pagamento de acordo com a sua capacidade e preservando um mínimo existencial, vindo a elaborar um plano de pagamento onde será designada uma audiência com os idosos superendividados e os credores para buscar a renegociação e o resgate da dignidade da pessoa. "Quem participar do projeto, desde já deve aceitar passar uma oficina de reeducação financeira. As portas de entrada para esta iniciativa são o Cejusc, Ministério Público, Defensoria Pública, Procon e o escritório de Prática Jurídica da URI Santo Ângelo", explica.
O magistrado salientou que o superendividamento é a impossibilidade do consumidor em poder pagar todas as suas dívidas de consumo em um tempo razoável de acordo com a sua renda e o seu patrimônio.
O prefeito Jacques Barbosa ressaltou que o atual cenário do país contabiliza 23% dos brasileiros endividados, sendo de fundamental
importância este projeto-piloto. "Neste cenário temos que propor alguma ação que possa amenizar a situação das pessoas que se encontram superendividadas para que as mesmas voltem a ter uma vida financeira digna", disse.
PRESENÇAS
Além do juíz Luis Carlos Rosa e do prefeito Jacques Barbosa, o evento contou com a presença da promotora da Justiça Especializada de Santo Ângelo, Paula Regina Mohr; do diretor geral da URI Santo Ângelo, Gilberto Pacheco; do coordenador do Procon de Santo Ângelo, Valter Portalete; do coordenador do curso de Ciências Contábeis da URI, Bernardo Both; da coordenadora do curso de Psicologia da URI, Giana Brum Vendruscolo; da coordenadora do curso de Direito da URI, Janete Rosa Martins; da coordenadora do curso de Direito da FASA, Aline Bueno dos Santos Taborda; da defensora pública Andreia Filianoti Gasparini e dos secretários municipais Adolar Queiroz (Desenvolvimento Social e Cidadania) e José Carlos Ferraz (Planejamento Urbano e Habitação).
Texto: Rodrigo Bergsleithner
Fotos: Fernando Gomes

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...