Notícias

19/08/2022 11:32


Prefeitos missioneiros ouvem candidatos ao governo do Estado

Realizada em Porto Alegre, assembleia da AMM abriu espaço para explanação e cobrou o comprometimento com o desenvolvimento da Região das Missões 

A Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios das Missões (AMM) de agosto foi realizada em Porto Alegre, no Plenário João Neves da Fontoura da Assembleia Legislativa e abriu espaço para a manifestação dos candidatos ao governo do Estado. Dos cinco convidados, participaram Vieira da Cunha (PDT), senador Luiz Carlos Heinze (PP) e o deputado Gabriel Souza (MDB) candidato a vice na chapa de Eduardo Leite (PSDB). 
Presidida pelo prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, a assembleia contou também com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes; do deputado estadual Eduardo Loureiro, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; do deputado federal Giovani Cherini, coordenador da Bancada Gaúcha o Congresso Nacional; e do presidente da Famurs, o prefeito de Restinga Seca, Paulinho Salerno.
As primeiras-damas da AMM, sob a coordenação de Juliana Barbosa, primeira-dama de Santo Ângelo, também estiveram reunidas na Assembleia Legislativa, para apresentar projetos de solidariedade realizados com êxitos nos municípios missioneiros. As primeiras-damas foram recebidas no Palácio Piratini, nesta sexta-feira, 19, pela primeira-dama do Rio Grande do Sul, Sônia Vieira, para um café da manhã, tendo na pauta ações sociais do Estado com os municípios.
GOVERNADOR
No início da tarde desta sexta-feira, 19, os prefeitos que participam da assembleia, serão recebidos pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, no Palácio Piratini, para entrega de uma extensa pauta de reivindicações da Região das Missões, prioritariamente para as questões do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, duplicação de trechos da ERS 344, de Entre-Ijuís a Santa Rosa. 
CANDIDATOS
Os candidatos ao Palácio do Piratini receberam do presidente da AMM, um documento elencando as prioridades e cobrando o compromisso com o desenvolvimento e com a qualificação dos indicadores sociais das Missões. A Carta dos Prefeitos destaca que para avançar, são necessários investimentos na infraestrutura de transportes, o acesso asfáltico aos municípios de Garruchos, Pirapó e Rolador – finalização do acesso a Rolador e a construção das demais pavimentações; e a construção das pontes nos municípios de Ubiretama e Rolador. 
O texto também indica melhorias na RS 344, construção do trevo de acesso a Santo Ângelo que liga ao Distrito Buriti; apoio para a duplicação da BR 285 e para a contratação de projeto técnico para a BR 472; viabilização das obras no Aeroporto Regional Sepé Tiaraju e que o Estado seja protagonista na construção da Ponte Internacional que liga Porto Xavier a San Javier na Argentina. 
Os prefeitos também reivindicaram aos candidatos o compromisso com a manutenção dos repasses de recursos da área da saúde e os pagamentos dos serviços prestados pelos hospitais municipais e hospitais de referência regional. 
Na área do turismo, os executivos solicitaram aos candidatos, atenção especial ao Pró-Missões e a destinação de recursos do FUNDETUR para impulsionar os projetos das Missões 
PLANOS
Os candidatos ao Governo do Estado, Vieira da Cunha e Luiz Carlos Heinze e o vice na aliança PSDB/PMDB, Gabriel Souza, tiveram 30 minutos para apresentação de seus planos de governo, suas prioridades de gestão e oportunidade de responder as perguntas dos prefeitos missioneiros.
EMENDAS
Na manhã desta sexta-feira, 19, os prefeitos missioneiros receberam o deputado federal Giovani Cherini, coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional. O prefeito e presidente da AMM, Jacques Barbosa, solicitou a articulação dos deputados e senadores gaúchos para a indicação de emendas impositivas para projetos estruturantes para as Missões. 
Cherini informou que os 17 deputados e os três senadores que representam o Rio Grande do Sul no Congresso Nacional têm R$ 250 milhões anuais em emendas impositivas para o Estado. Ele convidou os prefeitos missioneiros a fazerem articulações com seus deputados e senadores e participarem da reunião em outubro que fará a indicação da destinação dos recursos.
CNM
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkolski, participou da assembleia da associação na manhã desta sexta-feira, 19, por videoconferência, destacando pautas como a situação dos fundos previdenciários e o endividamento dos municípios brasileiros. 
Fotos: Fernando Gomes

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...