Num mundo em que a maioria da população respira o ar poluído e corre no ritmo frenético da vida moderna, a tendência de buscar refúgio junto à natureza, mesmo que apenas por algumas instantes, horas ou dias, cresce cada vez mais.
Caminhadas na mata, educação ecológica, observando e identificando animais e vegetação típica da região, arvorismo, montan bike, paintball, orientação e tirolesa vem substituindo veraneios urbanos e excursões a parques temáticos.
Na região das Missões a O2 Eco Esporte, uma instituição de ponta em estrutura e equipamentos com responsabilidade socioambiental, proporciona condições para receber congressos, grupos de estudantes, amigos, famílias e empresas.
Países mais adiantados no setor já aprenderam que preservar uma floresta em pé gera mais ganhos do que derrubá-la para, por exemplo, explorar sua madeira. Cuidados com a conservação dos recursos naturais é o passo inicial para o desenvolvimento sustentável. O Brasil, que possui ambientes naturais únicos no planeta, segue na contramão dessa tendência: é o país com mais espécies animais ameaçadas de extinção
Possuir os atrativos naturais é o primeiro e mais importante requisito para o ecoturismo se estabelecer. Mas também são necessárias ações que garantam a proteção dos ambientes a serem visitados, além de acesso a esses locais, meios de hospedagem e alimentação, saneamento básico, informação e condições de segurança para o turista, valorização da cultura regional, treinamento da população para as diversas atividades relacionadas à visitação, promoção e divulgação do destino ecoturístico.