Notícias

11/08/2022 19:08


Santo ngelo deve instalar Centro de Acolhimento ao Imigrante

Comitê de Atendimento à Imigração define vai montar estrutura com expectativa de nova demanda de estrangeiros em razão do crescimento da oferta de emprego

Uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 11, convocada pelo prefeito Jacques Barbosa, com o Comitê Municipal de Atendimento à Imigração, deliberou pela instalação de um Centro de Acolhimento ao Imigrante em Santo Ângelo. O centro será coordenado Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação que definirá nos próximos dias o local de instalação, a designação e a capacitação de servidor para o atendimento. 
O comitê é formado pelo Governo Municipal, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e pela Alibem, uma das maiores empregadoras locais, com apoio da Polícia Federal.
De acordo com o prefeito Jacques, o Centro de Acolhimento ao Imigrante terá a responsabilidade de apoiar, orientar sobre regularização migratória e acesso a direitos sociais, orientação jurídica e serviço social. “Queremos instalar um central para o primeiro atendimento, cadastramento e encaminhamento de imigrantes da Venezuela, Haiti e de outras nacionalidades, aos serviços sociais e de saúde, à rede escolar, ao emprego e a manter-se em situação regular no País. Será um trabalho integrado entre as secretarias”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Santo Ângelo tem 109 famílias de imigrantes cadastradas, 66 haitianas e 43 venezuelanas, porém, segundo as assistentes sociais, o número pode ser maior.
O secretário Adolar Queiroz avalia que o aumento na oferta de empregos em Santo Ângelo deve influir no crescimento da imigração para o município e da demanda social destas famílias. “O governo pretende, com a instalação do centro de acolhimento, promover a inclusão social e focar nas necessidades dessa população.
Também participaram da reunião os secretários municipais Valdemir Roepke, o Nanaco (Educação); João Baptista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico); Carine Guimarães, representando a Secretaria da Saúde; o agente da Polícia Federal, Carlos Alberto Figueira; assessoria técnica das secretarias envolvidas na ação; e colaboradoras do Setor de Recursos Humanos da Alibem Alimentos. 

Fotos: Fernando Gomes

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...