Notícias

04/07/2022 07:55


Emater aproxima parceria com Instituto de Tecnologia Agropecuária da Argentina

Representantes da Emater/RS-Ascar, órgão de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) oficial do Rio Grande do Sul, e o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), da Argentina, reuniram-se nesta quarta-feira (29/06), no Centro Regional do Inta, em Posadas, Província de Misiones. A aproximação entre as instituições é um avanço em relação ao termo de cooperação técnica interinstitucional com vistas a promover um intercâmbio técnico e científico e de experiências em áreas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável. 

Participaram do encontro, representando a Emater/RS-Ascar, o diretor técnico, Alencar Paulo Rugeri, e o gerente regional José Vanderlei Waschburger, e representando o Inta o diretor da Estação Experimental Agropecuária de Cerro Azul, Horacio Babi, o assessor de comunicação Héctor Boccanera, o diretor regional do Inta Misiones, Fábio Wyss, o diretor da Estação Experimental Agropecuária de Montecarlo, Roque Toloza, e o assistente de difusão tecnológica do Inta, Darío Gunter. Na reunião, o Inta apresentou as atividades de pesquisa e extensão realizadas em áreas como erva-mate, citricultura, sistema silvipastoril e pecuária de corte. Já a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), abordou a Aters em agroindústria, produção orgânica, secagem e armazenagem de grãos, irrigação, juventude rural, horticultura, entre outros.

 As regiões contempladas são fronteiriças, sendo o Brasil e a Argentina separados apenas pelo Rio Uruguai, com similaridades culturais, climáticas e de atividades agropecuárias. Ainda se considera na aproximação em andamento, a qualificação de recursos humanos de ambas as partes, oportunizando o aperfeiçoamento, a atualização e a capacitação profissional, assim como o acesso a informações diferenciadas pelas famílias assistidas.

Rugeri destaca que a integração entre as instituições busca melhorar o conhecimento e o acesso a informações que possam ser de interesse dos dois países, sendo também um reconhecimento da importância do trabalho da Emater/RS-Ascar além das fronteiras. “Essa relação que vem sendo construída deve contribuir para a aproximação e intercâmbio de conhecimentos entre as instituições, beneficiando aos públicos assistidos de ambas”, destaca o diretor técnico da Emater/RS-Ascar. 

O próximo passo será a formalização do Termo de Cooperação Técnico Científica, prevista para a Expointer, em setembro deste ano, contemplando atividades de pesquisa, assistência técnica, extensão rural e capacitação técnica. 

As tratativas iniciaram-se durante a Fenasoja, em Santa Rosa, quando no dia 05 de maio, o presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari, e o diretor técnico, Alencar Rugeri, juntamente com o gerente regional da Emater/RS-Ascar José Vanderlei Waschburger, e Aldo Valmor Schmidt, gerente da Emater/RS-Ascar à época da parceria interinstitucional anterior e facilitador da aproximação entre as instituições, participaram de reunião virtual com dirigentes do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária, da Argentina. 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...