Notícias

30/06/2022 16:08


Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista será inaugurado nesta sexta-feira em Santo Ângelo

Crr TEAcolhe Santo Ângelo atenderá pacientes de 23 municípios da região, os quais terão suporte para os casos graves, refratários e moderados do Transtorno do Espectro Autista
Inaugura nesta sexta-feira, 1º de julho, às 8h30min, no auditório Iglenho Burtet, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, o Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista de Santo Ângelo. Na oportunidade, haverá palestra com a abordagem do neuropediatra Guilherme Henz, sobre “Neurodesenvolvimento e TEA”.
A instalação do Centro é uma parceria entre Estado e Município dentro do Programa TEAcolhe, com objetivo organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias. O programa busca envolver escolas, postos de saúde, centros de atendimento e comunidade, atuando de forma integrada. Foram discutidas adaptações do local para sediar o órgão.
A coordenadora do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista (Crr TEAcolhe Santo Ângelo), Dra. Mariliane Adriana Monteiro, ressalta que o Crr TEAcolhe Santo Ângelo atenderá pacientes de 23 municípios da região, os quais terão suporte para os casos graves, refratários e moderados do Transtorno do Espectro Autista.
A Rede do Programa TEAcolhe é formada por 30 centros de referência e sete centros macrorregionais de Santo Ângelo, implantados por meio da Lei Estadual nº 15.322 de 2019, de autoria do deputado estadual Eduardo Debacco Loureiro.
O Crr Santo Ângelo integra a rede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo e conta com profissionais da Psicologia, Psiquiatria, Fisioterapia, Educação Especial e Assistência Social. A equipe técnica é formada pela psicóloga Dra. Mariliane Adriana Monteiro (mestre e doutora em Educação nas Ciências, especialista em Neuropsicologia e Especialista em Psicomotricidade com certificação pelo Conselho Regional da Região 07 e Conselho Federal de Psicologia; especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e TEA; especialista em Estimulação Precoce no modelo Denver; especialista em Ensino Estruturado modelo TEACCH e especialista em Análise do Comportamento – ABA para autismo e deficiências intelectuais); pelo fisioterapeuta Rafael Paim, pela pedagoga Cleonara Escobar Pacheco, pela psiquiatra Dra. Mabel Konzen e pela assistente social Joseane Brum dos Santos.
Texto: Rodrigo Bergsleithner
Arte: Assessoria de Imprensa/PMSA

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...