Notícias

24/06/2022 21:15


AMM discute Casa Abrigo Regional e Centro de Referência em TEA

Prefeitos e primeiras-damas ouviram explanações sobre políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher e Transtorno do Espectro Autista

A Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios das Missões (AMM) realizada nesta sexta-feira, 24, na Acisa, em Santo Ângelo, debateu dois importantes projetos em âmbito regional que tratam da prevenção e enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres e o Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista.

Apresentaram os projetos aos prefeitos missioneiros, a promotora de Justiça, Fernanda Carvalho de Almeida, integrante do Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Ministério Público Estadual; e a coordenadora do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista com sede em Santo Ângelo (CRR), Mariliane Adriane Monteiro. Elas discorreram sobre as propostas e buscam a adesão dos prefeitos missioneiros para fortalecimento das redes municipais. 

CASA ABRIGO

A proposta de instalação de uma casa abrigo com abrangência regional para acolhimento, apoio e orientação às mulheres vítimas de violência doméstica, por meio de convênio ou consórcio com os municípios interessados, foi apresentada pela promotora Fernanda. Ela destacou números que colocam a situação da violência contra a mulher como alarmantes no Brasil e defendeu a necessidade de políticas públicas para mitigar estes dados. “O Brasil é o quinto país do mundo que mais mata mulheres”, alertou. Em cinco comarcas da região de Santo Ângelo, a promotora estima cem denúncias mensais, no entanto, demonstrou preocupação com a subnotificações, “aquelas que não chegam à rede de proteção a mulher”. 

Fernanda apresentou dois modelos de propostas aos prefeitos, sugerindo uma casa de curta duração de até 15 dias para o abrigamento ou permanência de até 180 dias. 

O prefeito de Santo Ângelo e presidente da AMM, Jacques Barbosa, irá instituir comitê com os representantes dos municípios interessados em aderir à Casa de Acolhimento Regional Missões, para avaliar custos, o espaço e a equipe de profissionais multidisciplinar para a efetivação do projeto. Jacques afirmou que na próxima assembleia, prevista para 21 de julho, o levantamento será apresentado aos prefeitos. 

CENTRO DE REFERÊNCIA

Em sua manifestação, a coordenadora do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista, Mariliane Monteiro, colocou o espaço e os serviços à disposição dos municípios missioneiros para uma atuação conjunta e articulada com as redes locais de assistência social, educação e saúde. 

Mariliane também discorreu sobre o projeto de autoria do deputado Eduardo Loureiro que instituiu à Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista no Estado do Rio Grande do Sul e a consequente criação de sete centros macrorregionais, por meio do Programa TEAcolhe. 

A coordenadora encerrou sua participação na assembleia da AMM, convidando as autoridades para a cerimônia de inauguração do CRR, agendada para o dia 1º de julho, às 8h30min, no Auditório Iglenho Burtet, no Parque da Fenamilho, e também para ciclo de palestras sobre o autismo, que abre no dia 1º, com a abordagem do neuropediatra Guilherme Henz, “Neurodesenvolvimento e TEA”. 

Fotos: Fernando Gomes 

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Cerveja de Mel Honey Beer

Honey Beer é cerveja Lager suave, cerveja artesanal que leva em sua essência o mel de abelha.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...