Notícias

24/06/2022 08:51


Oficina orienta manejo de frutíferas e de jardins em Porto Vera Cruz

Foi na prática que técnicos e produtores trocaram experiências sobre fruticultura, jardinagem e saneamento básico na quinta-feira (16/06), em Porto Vera Cruz. A oficina promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, e pela Secretaria Municipal de Agricultura, com apoio do Sicredi, buscou oportunizar orientações técnicas que contribuem para a segurança e a soberania alimentar, a geração de renda e bem-estar social das famílias rurais.

O evento contou com a presença de diversas lideranças, entre elas o prefeito, José Andrade de Matos, que salientou a parceria da Emater/RS-Ascar, além das políticas públicas municipais voltadas à agricultura.

A atividade foi realizada no "Sítio Amores ao Vento", no Lajeado Cafundó, de propriedade de Valdemar e Carla Ozinski, onde há diversas espécies frutíferas, entre elas citros, pêssego, figueira e videira. A propriedade está sendo reestruturada e está em transição para atender ao turismo rural, com trilhas, microaçudes, pesque-pague e espaço de camping.

A oficina se torna relevante uma vez que as frutíferas estão presentes em todas as propriedades rurais de Porto Vera Cruz, principalmente para autoconsumo, além de o município se destacar pela presença significativa da produção comercial de frutas, uma vez que o microclima e o solo diferenciados contribuem para uma qualidade peculiar dos alimentos produzidos.

O extensionista da Emater/RS-Ascar Gilberto José Barbaro demonstrou formas de realizar podas de inverno e de limpeza em frutíferas, qualidade das mudas, adubação e preparo do solo. Já o extensionista Eliton Leandro Horn orientou sobre o tratamento e controle de pragas e doenças no pomar, com as caldas sulfocálcica e bordalesa. Como forma de contribuir para o embelezamento de arredores e bem-estar, a extensionista Neiva Marines Benke abordou o manejo de jardins, plantio, variedades de plantas, construção de composteira, com o aproveitamento de resíduos orgânicos produzidos na propriedade para a adubação de jardins, hortas e pomares.

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...