Notícias

23/06/2022 09:05


SMEd lança Prêmio Leitura na Escola e Feira de Ciências

A Prefeitura Municipal de São Borja, através da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) lançou os projetos da “XVI Edição do Projeto Prêmio Leitura na Escola” e da “Feira Municipal de Ciências”. Em reunião com as equipes diretivas das escolas da cidade no dia 14/06, o Secretário Municipal de Educação, João Carlos Reolon e a Coordenação Pedagógica da Secretaria apresentaram os projetos que devem ser colocados em prática nas instituições de ensino do município.

Para o Prefeito Eduardo Bonotto, a educação é essencial para formar cidadãos capazes de compreender o mundo e a sociedade onde estão inseridos. “Por isso, a feira de ciências e o Prêmio Leitura na Escola são ótimas experiências para os alunos”, acredita Bonotto.

O Projeto Prêmio Leitura na Escola de 2022 tem como objetivo fomentar o interesse pela leitura e escrita, e também aguçar o potencial cognitivo e criativo dos alunos. O projeto será colocado em prática como concurso voltado a todas as escolas de ensino fundamental do município. A primeira etapa consistirá em uma seleção interna, em que cada escola deverá indicar um trabalho por categoria. Os trabalhos serão julgados por uma comissão da Secretaria de Educação, que escolherá três trabalhos de cada categoria para a etapa final. A última avaliação do concurso será feita através da apresentação dos trabalhos por meio de uma dramatização na Feira do Livro Municipal, que resultará em uma instituição vencedora.

A premiação para a escola campeã será uma coleção de livros de literatura e um microcomputador. Os educandos que participarem do projeto, de acordo com os critérios estabelecidos, receberão vale-livro para ser usado na Feira do Livro Municipal 2022. O projeto ficará em vigor nas escolas até outubro deste ano.

Já o Projeto da Feira Municipal de Ciências 2022 tem como tema “Aedes aegypti: Um desafio para a escola e sociedade”. A Feira tem o intuito de incentivar alunos e professores da rede municipal de ensino a planejar e executar experiências, possibilitando aos educandos a oportunidade de construir seu conhecimento de forma criativa e contextualizada com a teoria apresentada em sala de aula. A Feira de Ciências será realizada no âmbito escolar no período de junho a início de setembro.

Uma das ações da Feira de 2022 será o concurso para escolher a identidade visual do evento municipal, aberto a alunos das escolas municipais até 10 de agosto de 2022. A Feira de Ciências nas escolas acontecerá de junho a setembro e a realização da Feira de Ciências no âmbito municipal se dará em outubro, em data a ser divulgada posteriormente, conforme a escolha dos trabalhos pelas escolas.

O secretário responsável pela pasta, João Carlos Reolon, acredita que a realização dos projetos apresentam um enriquecimento curricular significativo, tanto para os professores quanto para os alunos. E que assim, pode-se promover uma melhor integração entre professor, aluno e comunidade, dando a importância da contextualização dos diversos conteúdos e experiências sociais na formação do cidadão.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...