Notícias

24/05/2022 08:45


Boletim climático do trimestre indica tendência de precipitações levemente abaixo do normal para a Região das Missões

O boletim climático do trimestre maio-junho-julho elaborado pelos professores da UFFS - Campus Cerro Largo Anderson Spohr Nedel e Sidinei Zwick Radons apresenta a presença do fenômeno La Niña (região do Niño 3.4), com temperatura da superfície do mar (TSM) mais fria que o normal.

As precipitações no mês de março e abril ficaram acima da média nas Missões, na grande maioria dos municípios (Figura 1), ocorrendo de forma bastante expressiva, em algumas localidades. Em São Luiz Gonzaga, foi observado o maior acumulado mensal, atingindo cerca de 2,5 vezes o valor normal para o mês.

As últimas observações dos modelos climáticos mantêm a influência da La Niña para todo o trimestre (e para o inverno) e, além disso, mostraram que o fenômeno apresentou um fortalecimento nas últimas 4 semanas. Assim, segundo a Nacional Oceanic Atmospheric Administration (NOAA), há uma probabilidade de 60% de continuidade do fenômeno nos meses de junho a agosto e de 50 a 55% de continuidade também na primavera. A estimativa para o trimestre maio-junho-julho é a continuação de precipitações com grandes acumulados de chuva em um curto período de tempo. Para maio e junho, os modelos estimam chuvas dentro da normalidade climática (169 mm e 130mm, respectivamente). Para julho, as projeções mostram chuvas levemente abaixo do normal para o mês (100mm), considerando a média climatológica INMET 1991-2020 (São Luiz Gonzaga).

Com relação às temperaturas médias (Figura 2), notou-se que o mês de abril foi ligeiramente mais quente que a média (o esperado para o mês era de 23,8ºC), com temperaturas ao longo da tarde alcançando 35ºC na cidade de Porto Xavier. Ainda, vários municípios ultrapassaram a marca dos 32ºC (São Luiz Gonzaga, Cerro Largo (centro), Roque Gonzales, Guarani das Missões, Caibaté e Santo Ângelo). O valor mínimo de temperatura registrado foi 7ºC, no centro da cidade de Cerro Largo. Os modelos climáticos estimam, de maneira geral, para o trimestre maio, junho e julho, um comportamento de temperatura do ar dentro da normalidade. Para maio, as temperaturas devem ficar na média esperada para o mês (17°C); junho, as temperaturas devem ficar mais baixas que o normal (1°C mais frio que o normal: 12°C); para julho, a previsão climática indica comportamento de temperaturas dentro do esperado para o mês (11°C), segundo a climatologia INMET/São Luiz Gonzaga/1991-2020.

A condição meteorológica no trimestre é muito importante para implantação da safra dos cultivos de inverno, especialmente da cultura do trigo no Rio Grande do Sul. No verão, a ocorrência de chuvas foi geralmente abaixo da média e mal distribuída, tanto no tempo quanto no espaço. Essas chuvas ocorreram de maneira concentrada em alguns dias, ocasionando graves períodos de estiagem em toda a região, apesar de já ser ter uma melhora em relação ao trimestre anterior. As lavouras de milho (safrinha) estão atrasadas e finalizando seu ciclo, em função do período de estiagem que dificultou a implantação das lavouras. Por isso, é importante que não ocorram geadas precoces e que se tenha janelas de tempo seco, que possibilitem a ensilagem ou a colheita.

Em relação à cultura do trigo, poucas lavouras foram implantadas até o momento. O fenômeno La Niña e os prognósticos indicam potencial para rendimentos razoáveis, caso se confirmem. Com a valorização do trigo, é possível que os agricultores compensem ao menos parte dos prejuízos sofridos na safra de verão. Entretanto, salienta-se que essa cultura é de alto risco climático, especialmente em função de sua susceptibilidade a geadas, chuvas intensas e ventos, especialmente na fase reprodutiva. Ainda é muito cedo para se ter previsão das condições nessa fase da cultura, que tipicamente ocorre entre os meses de agosto e setembro. Recomenda-se que o seu cultivo seja salvaguardado por políticas de seguro agrícola.

Além disso, recomenda-se que os agricultores mantenham diálogo constante com os profissionais que acompanham o planejamento e a execução de sua produção, visando estabelecer as melhores estratégias para minimizar impactos de possíveis condições meteorológicas adversas.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...