Notícias

20/05/2022 07:58


Programação inicia a Semana Nacional dos Museus em São Borja

O Museu Ergológico da Estância realizou nesta terça-feira a abertura das atividades que compõem a programação da 20ª Semana Nacional dos Museus em São Borja. Com a Exposição Bira Fontoura, o espaço cultural reuniu diversas autoridades, convidados, familiares e comunidade em homenagem ao desenhista, artista plástico, chargista, escritor, professor e figura marcante na sociedade são-borjense, Ubirajara Oliveira Fontoura.

Durante o evento de abertura da programação, o Prefeito em Exercício, Roque Feltrin, agradeceu a participação de todos, em especial aos amigos e familiares do homenageado, reafirmando a importância dos espaços culturais para a comunidade. “Os museus possuem papel social e cultural fundamental para todos, são ambientes que nos contam histórias, preservam memórias e incentivam discussões a fim de importantes temas, além de proporcionarem a troca de experiência e a integração”, afirmou Feltrin.

Por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a programação segue durante toda a semana, sendo realizada também nos demais museus municipais. A Secretária de Cultura Vânia Alves aproveitou a oportunidade para convidar os presentes a prestigiar as atividades. “Hoje demos o início da Exposição Bira Fontoura aqui no Museu da Estância; Já no Museu Apparício Silva Rillo, teremos nos dias 17 e 18, às 19h o Seminário “A Contribuição da Cultura Missioneira na Formação e Emancipação da Comunidade São-borjense” que será realizado na Câmara de Vereadores, bem como, a exposição entre os dias 19 e 31 de maio, das 8h às 16h, de peças e esculturas de autoria de artistas locais e da reserva técnica do museu, e no dia 22 de maio, às 16h, a mateada missioneira na Praça da Lagoa; já o Memorial Casa João Goulart, incia sua programação especial no dia 18 de maio, às 8h com palestras educacionais sobre a temática e realizando ainda, no dia 23 de maio, às 19h uma live especial, intitulada com “O Poder dos Museus no turismo”; Por fim, convidamos também, a todos para prestigiarem a programação organizada pela equipe do Museu Getúlio Vargas, com exposição especial entre os dias 16 e 22 de maio, das 8h às 16h, e concurso cultural para criação artística da árvore genealógica da família Dornelles Vargas”, convida.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...