Notícias

20/05/2022 07:58


Programação inicia a Semana Nacional dos Museus em São Borja

O Museu Ergológico da Estância realizou nesta terça-feira a abertura das atividades que compõem a programação da 20ª Semana Nacional dos Museus em São Borja. Com a Exposição Bira Fontoura, o espaço cultural reuniu diversas autoridades, convidados, familiares e comunidade em homenagem ao desenhista, artista plástico, chargista, escritor, professor e figura marcante na sociedade são-borjense, Ubirajara Oliveira Fontoura.

Durante o evento de abertura da programação, o Prefeito em Exercício, Roque Feltrin, agradeceu a participação de todos, em especial aos amigos e familiares do homenageado, reafirmando a importância dos espaços culturais para a comunidade. “Os museus possuem papel social e cultural fundamental para todos, são ambientes que nos contam histórias, preservam memórias e incentivam discussões a fim de importantes temas, além de proporcionarem a troca de experiência e a integração”, afirmou Feltrin.

Por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a programação segue durante toda a semana, sendo realizada também nos demais museus municipais. A Secretária de Cultura Vânia Alves aproveitou a oportunidade para convidar os presentes a prestigiar as atividades. “Hoje demos o início da Exposição Bira Fontoura aqui no Museu da Estância; Já no Museu Apparício Silva Rillo, teremos nos dias 17 e 18, às 19h o Seminário “A Contribuição da Cultura Missioneira na Formação e Emancipação da Comunidade São-borjense” que será realizado na Câmara de Vereadores, bem como, a exposição entre os dias 19 e 31 de maio, das 8h às 16h, de peças e esculturas de autoria de artistas locais e da reserva técnica do museu, e no dia 22 de maio, às 16h, a mateada missioneira na Praça da Lagoa; já o Memorial Casa João Goulart, incia sua programação especial no dia 18 de maio, às 8h com palestras educacionais sobre a temática e realizando ainda, no dia 23 de maio, às 19h uma live especial, intitulada com “O Poder dos Museus no turismo”; Por fim, convidamos também, a todos para prestigiarem a programação organizada pela equipe do Museu Getúlio Vargas, com exposição especial entre os dias 16 e 22 de maio, das 8h às 16h, e concurso cultural para criação artística da árvore genealógica da família Dornelles Vargas”, convida.

EM DESTAQUE

Santo Angelo

Santo Ângelo - Capital das Missões - o último dos Sete Povos.

Saiba mais

Cerveja de Mel Honey Beer

Honey Beer é cerveja Lager suave, cerveja artesanal que leva em sua essência o mel de abelha.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...