Notícias

17/05/2022 14:50


Comunitária, Regional e com Responsabilidade Social, URI chega aos 30 anos

O dia 19 de maio de 2022 registra os 30 anos de implantação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, um modelo que foi inovador na época, na medida em que integrou seis câmpus em diferentes regiões do estado e constituiu-se em Universidade Comunitária – não é pública nem privada, pois não possui proprietário (a). É uma instituição com responsabilidade social e cujo lucro é todo reinvestido em ensino/pesquisa/extensão, além de estar submetida anualmente à fiscalização do Ministério Público.
Em Santo Ângelo, a história do ensino superior na verdade tem 53 anos, pois iniciou ainda na década de 60, tendo culminado em 1969 com a criação da Fundames - Fundação Missioneira de Ensino Superior.
A concretização da Universidade ocorreu em 19 de maio de 1992, após reconhecimento pelo Ministério da Educação, da URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, que integrou instituições congêneres de Santo Ângelo (Fundames), Frederico Westphalem, Erechim, Santiago, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo.
Abrangendo uma vasta região do Norte-Noroeste Gaúcho, a URI efetivamente muda a vida das pessoas por meio do conhecimento. E vai além: muda a vida das regiões onde atua, gerando desenvolvimento com inovação, por meio dos profissionais qualificados e comprometidos que disponibiliza no mercado de trabalho.
Homenagem na Câmara Municipal
Na noite de segunda-feira, 16, a Câmara Municipal de Santo Ângelo inseriu em sua sessão um momento especial para homenagear a URI, a pedido do vereador João Cardoso.
Em nome da Universidade, usou da palavra sua Diretora Administrativa Berenice Rossner Wbatuba que, emocionada, disse ser um privilégio viver o momento como egressa de Ciências Contábeis e Administração, estagiária, técnica administrativa e atual professora e diretora.
“Celebrar 30 anos da URI significa reconhecer e honrar todos os que idealizaram, implementaram e fizeram crescer o projeto que nasceu do desejo e da necessidade da comunidade regional, quando era difícil aos jovens se deslocarem até a capital ou outros lugares distantes, a fim de estudar”, observou Berenice.
A diretora enfatizou que desde o início, a URI projetou-se como instituição comunitária, transformando seus sonhos em valores e benefícios sociais, destacando-se por efetiva atuação junto à comunidade local e regional.
Lembrando que a única Universidade de Santo Ângelo formou 17.900 acadêmicos em 30 anos, e que oferece educação básica, graduação, mestrado e doutorado, Berenice destacou a atuação da URI diante do impacto da pandemia da Covid-19. “Desde os primeiros dias professores e colaboradores se empenharam em implementar novas tecnologias e metodologias, evitando as perdas na educação e disponibilizando uma linha de crédito própria para financiar os estudantes que enfrentavam dificuldades financeiras agravadas pela pandemia”.
A diretora concluiu agradecendo à Câmara pela homenagem, aos professores, funcionários e estudantes da Universidade, assim como à comunidade Missioneira, que continuam escrevendo a história da URI.
Prestigiaram a homenagem, o secretário municipal Paulo Barreto, representando o executivo, o presidente da FuRI, mantenedora da URI, Jackson Cervi, o Diretor Acadêmico Marcelo Stracke, coordenadores de cursos, chefes de departamentos, professores e funcionários da URI.
Até o final do ano, diferentes atividades internas e externas foram planejadas e acontecem com o objetivo de assinalar os 30 anos da Universidade.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...