Notícias

04/05/2022 14:18


VOCÊ CONHECE O HIDROMEL?

A partir de agora a região das Missões, mais especificamente em Entre-Ijuis/RS, possui um Hidromel que leva o seu nome até as mais diversas localidades, desbravando fronteiras, destacando as características missioneiras de tradição e história. O Hidromel é um fermentado a base de mel silvestre produzido com clarificação e decantação natural ao longo de muito tempo. Hidromel é a bebida mais antiga do mundo e o Mel Sabor das Missões leva você ao passado mais remoto em uma bebida única ( Compre aqui ).
A origem do hidromel provavelmente vem dos países africanos e, mais tarde, passou a ser produzido em toda a bacia do Mediterrâneo e Europa, desempenhando um papel importante nas antigas civilizações. As bebidas fermentadas de mel provavelmente são as mais antigas bebidas alcoólicas conhecidas pelo homem, sendo produzidas há milhares de anos antes do vinho e cerveja, com relatos de coletas de mel por volta de 8.000 a.C. (IGLESIAS et al., 2014).
Hidromel é uma bebida alcoólica fermentada cuja maior parcela dos açúcares que a criou são provenientes do mel, independentemente dos adjuntos usados na preparação do mosto. Por se tratar de uma bebida alcoólica fermentada, seus volumes alcoólicos variam de acordo com a receita, admitindo fortificação em alguns casos.
Similar em equilíbrio, corpo e intensidade de sabor como um vinho branco seco com uma agradável característica de mel, leve dulçor, delicados toques frutados e álcool limpo no paladar.
                Processo fermentativo
                O hidromel é uma bebida que contém de 8 a 18% de etanol por volume, sendo produzido por meio da fermentação ocorrida com leveduras em uma solução diluída do mosto composto de mel, obtida através da adição de uma quantidade adequada de água. O tempo fundamental para a fermentação e maturação varia de vários meses a alguns anos, podendo ser classificado como seco, licoroso, doce e espumoso, de acordo com sua tecnologia de fabricação. É importante manter um pH baixo durante a fermentação, bem como manter o controle das necessidades nutricionais da levedura no processo fermentativo (ROLDAN et al., 2011).
Produtos fermentados à base de mel são largamente utilizados em todo o mundo. O hidromel é bastante consumido na Europa, Argentina e Bolívia. No Brasil, esse produto ainda é pouco conhecido, possivelmente pela falta de estudos tecnológicos para obtenção dos mesmos (MATTIETTO et al., 2006).


Curiosidades sobre o hidromel

  • Apesar de ser uma bebida alcoólica e que não deve ser consumida em excesso, ela pode beneficiar a saúde devido à grande presença de mel, ou seja, ajudando no combate de inflamações no organismo;
  • O termo “lua de mel” foi cunhado a partir do hábito de tomar hidromel, que deveria ser consumido no primeiro mês após o casamento a fim de comemorar a união matrimonial e gerar o primeiro filho do casal;
  • É uma bebida ligada a sabedoria – segundo a cultura nórdica é o “Néctar dos Deuses” e por isso ficou popularmente conhecida por ajudar a trazer respostas aos questionamentos existenciais.

Acompanhe mais novidades e curiosidades
Acesse as nossas mídias sociais
Facebook: https://www.facebook.com/melsabordasmissoes
Instagram: https://www.instagram.com/sitiomelsabordasmissoes/
Whatsapp: 55 99701-4543 ou no link www.bit.ly/whats-mel
Site: https://briquevirtual.com.br/produtos/hidromel-seco/
Site: http://www.sabordasmissoes.com.br/produto/hidromel-seco-29

 

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...