Notícias

29/10/2015 11:05


Aeroporto de Santo Ângelo terá retomada de vôos a partir de 2016

Em solenidade no Palácio Piratini na última segunda-feira (26/10/2015), o governo do Estado lançou o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional. No mesmo ato, a empresa Azul Linhas Aéreas assinou o primeiro termo de adesão ao programa e já na última terça-feira (27/10/2015) fez o voo inaugural entre Porto Alegre e Uruguaiana. A próxima rota que a empresa quer operar é Santo Ângelo, no mês de março de 2016, mas para isso a obra no aeroporto tem que ser concluída.

O governador José Ivo Sartori disse que o programa vai promover o desenvolvimento econômico, social e turístico, por meio da ampliação de rotas de voos regulares em aeroportos no interior do Estado. O objetivo é de que até 2017 todos os municípios gaúchos estejam num raio de até 180 km de um aeroporto com rotas regulares de no mínimo quatro voos por semana. O presidente da Azul, Antonualdo Neves, garantiu que após inaugurar voos para Uruguaiana, a meta é atuar em Santo Ângelo. O programa traz benefícios fiscais escalonados na compra de querosene de aviação. Quanto mais rotas e linhas forem disponibilizadas pelas empresas aéreas, maior a isenção do ICMS na aquisição do produto.

Durante sua fala na solenidade, o secretário de Transportes e Mobilidade Pedro Westphalen elogiou a atuação dos deputados Frederico Antunes e Eduardo Loureiro, que respectivamente na presidência e relatoria da Comissão Especial da Assembleia Legislativa, trabalharam 120 dias debatendo a importância da expandir a aviação civil regional no Estado. A necessidade de um programa estadual de estímulo ao setor, nos moldes que o governo lançou nesta terça-feira, foi um dos principais itens tratados pela comissão. "O programa contempla nossa luta pela expansão da aviação no interior. Foram 120 dias de muito trabalho na comissão, com audiências em todo o interior, mas é uma satisfação ver que a caminhada não foi em vão. O resultado da nossa luta é concreto no desenvolvimento das regiões", comentou o deputado Eduardo Loureiro.

Já o ministro da Secretaria Nacional da Aviação Civil, Eliseu Padilha, destacou que o Rio Grande do Sul sai na frente dos outros estados com o lançamento do programa. "Hoje é um dia simbólico", enfatizou. A vice-prefeita Nara Damião participou da solenidade no Palácio Piratini, e juntamente com o deputado Loureiro, pediu empenho do governo do Estado para agilizar o ritmo das obras no Aeroporto Regional de Santo Ângelo.

Joao Roberto Silvestre

Fonte: Rádio Cidade SA 
Site: Aeroclube de Santo Ângelo; 
Site: Aeroporto Regional de Santo Ângelo
Um Céu de Brigadeiro Para Matear no Aeroporto;
Agenda: 1° Aero Mateada Dia dos Pais
Site: Antigo Aeroporto Santo Ângelo
Notícia: Inauguração da Remodelação do Aeroporto de Santo Ângelo
Vídeo: Pista do Aeroporto Regional Sepé Tiarajú.
Vídeo: Diretor da Azul Linhas Aéreas José Luiz Feiber
Notícia: Aeroporto de Santo Ângelo terá retomada de vôos a partir de 2016
Notícia: Prefeito de Ijuí reitera apoio a Aeroporto regional de Santo Ângelo;

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...