Notícias

16/03/2022 10:05


Banco Central deve aumentar a taxa básica de juros ao maior patamar em cinco anos

Em meio à guerra na Ucrânia e à disparada nos preços dos combustíveis, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) se reúne nesta quarta-feira (16) para definir a taxa básica de juros da economia. A decisão será anunciada no início da noite.

A expectativa da maior parte dos economistas do mercado financeiro é de que a Selic seja elevada dos atuais 10,75% para 11,75% ao ano, o maior patamar desde abril de 2017 — quando estava em 12,25% ao ano. Ou seja, em quase cinco anos. Entretanto, alguns analistas apostam que a taxa possa subir ainda mais, ultrapassando o patamar de 12% ao ano.

Se confirmado, esse será o nono aumento seguido na taxa básica da economia. Ao mesmo tempo, também representará um ano do atual ciclo de alta dos juros. O processo de elevação da Selic iniciou em março do ano passado.

O mercado financeiro espera novas altas da Selic nos próximos meses. A previsão é de que os juros básicos subam para 12,5% ao ano no começo de maio e para 12,75% ao ano em meados de junho — patamar no qual terminaria 2022.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...