Notícias

10/03/2022 07:38


Legislativo gaúcho entrega Troféu Mulher Cidadã 2021 e 2022

A Assembleia Legislativa fez a entrega, durante a sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher, na terça-feira (9), do Troféu Mulher Cidadã.Além das homenageadas de 2022, houve a entrega do Troféu às indicadas de 2021, já que, no ano passado, não houve a sessão solene em função da pandemia de Covid-19. Todas as indicações foram feitas pelas nove deputadas estaduais, em nome de suas bancadas. Na sessão solene, coordenada pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB), as parlamentares homenagearam a trajetória das indicadas durante suas manifestações na tribuna.

 Instituído em 1997 e alterado em 2021, quando a organização ficou a cargo da Procuradoria Especial da Mulher, o troféu distingue personalidades femininas que se destacaram na sociedade rio-grandense por relevantes serviços prestados em sete diferentes categorias. Nos anos em que o número de deputadas for superior a sete, serão concedidos troféus para áreas "ad-hoc", além das sete distinções.

Confira as agraciadas em 2022:

Defesa dos Direitos da Mulher e Combate À Violência Contra A Mulher: Simoni Santos, campeã mundial de MuayThai em 2019, na Tailândia. Ela atua em Porto Alegre como voluntária, ensinando técnicas de defesa pessoal para meninas, partilhando sua experiência de superação e resiliência. Foi indicada pela deputada Franciane Bayer (PSB).

Educação da Mulher: Mara Bueno da Rosa, educadora social que atua no bairro Restinga, em Porto Alegre. Ela desenvolveu projetos sociais na sua comunidade, como o Cantinho da Leitura, que funciona em seu próprio apartamento e onde alfabetiza crianças e adolescentes de famílias da localidade que não dispõem de serviços básicos como transporte público próximo de suas residências, o  que torna muito precário o acesso destas pessoas à escola. Foi indicada pela deputada Luciana Genro (PSOL).

Promoção e Participação Política da Mulher: Gênifer Graziela Siebel Engers, professora da Rede de Ensino de Campo Bom, graduada em Pedagogia e Pós-Graduada em Educação Inclusiva. Ela é professora da rede municipal de ensino, vereadora e presidente da Ação da Mulher Trabalhista. Atua no combate à violência contra a mulher, no amparo às vítimas, e na diminuição das desigualdades. Foi indicada pela deputada Juliana Brizola (PDT).

Profissionalização e geração de trabalho e renda para a Mulher: Miriam Graciela Prediger Mainard, empresária do ramo supermercadista de Alvorada, coautora do livro Liderar e Conectar Pessoas. Com MBA em Gestão de Pessoas e Especialização em Liderança, desenvolveu o Projeto Só Para Mulheres, de formação e qualificação técnica de profissionais. A indicação foi da deputada Any Ortiz (Cidadania).

Saúde da Mulher: Marcia Helena Ritzel Tischler, presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de  Cachoeira do Sul. Ela atua no município em campanhas de  prevenção ao câncer de mama, buscando oferecer às assistidas próteses, medicação, perucas, assistência psicológica, jurídica, assistência alimentar, doações de vestuário às pessoas carentes com recursos arrecadados em atividades sociais e por meio de doações. Foi indicada pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB).

Atividade Comunitária em prol da Mulher: Daiana Gonzalez Esqueci Godoy, presidente da Associação Beneficente Amigas da Mama do Litoral. Em Imbé, promoveu o projeto Saúde da Mama é 10, que forneceu mamografias para mulheres no Litoral Norte. Como advogada voluntária atuou no projeto Mulheres Lilás nos Bairros, em palestras sobre os direitos das mulheres e violência doméstica. A indicação foi da deputada Kelly Moraes (PTB).

Economia solidária, agricultura e agroecologia: Salete Maria Carollo, dirigente do Movimento dos Sem Terra no RS. Com formação em direito e administração, ela responde pela direção do MST/RS nas áreas do Setor de Produção e Gênero e também pela direção nacional do Movimento no RS. Ela vive numa Agrovila, atua pela saúde e defende um Plano Emergencial de Reforma Agrária Popular com Soberania Alimentar. A indicação foi da deputada Sofia Cavedon (PT).

Mulher Empreendedora: Analice Carrer, empresária e administradora de empresas  Ela preside o Lar da Velhice São Francisco de Assis, em Garibaldi, e atuou como empreendedora com uma carreira marcada pelo pioneirismo. Foi vice-presidente da FEDERASUL, presidente do Comitê Regional Serra Gaúcha do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, e a primeira mulher a comandar a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul. A indicação foi da deputada Fran Somensi (Republicanos).

Mulher na luta pela Inclusão Social: Irmã Adelide Canci, religiosa formada em Teologia, Filosofia e Pedagogia, com especialização em supervisão escolar. Desenvolveu projetos junto à juventude rural, mulheres da roça e sindicato dos trabalhadores rurais. Atualmente é Diretora-Presidente do Hospital Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria, atua como estudiosa sobre o Transtorno de Espectro Autista, conscientizando a comunidade e familiares sobre o tema. Foi indicada pela deputada Patrícia Alba (MDB).
Foto: Celso Bender

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...