Notícias

07/03/2022 06:01


Secretária da Cultura do RS destaca a importância da preservação do patrimônio histórico

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, cumpriu agenda na Granja de Pedras Altas, patrimônio tombado pelo Estado que pertenceu a Joaquim Francisco de Assis Brasil e foi adquirido pela família Segat, de Santa Maria.

A visita teve como objetivo analisar a situação do Castelo de Pedras Altas, construção inaugurada em 1912. Os novos proprietários planejam resgatar o valor histórico e patrimonial do castelo.

Para a secretária, as articulações em favor do patrimônio histórico e cultural do RS são decisivas para a conservação da Granja de Pedras Altas, que acreditamos ainda ser possível. "Conforme os registros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS (Iphae), a trajetória pela salvaguarda do conjunto arquitetônico erguido por Assis Brasil no início do século passado para ser a residência de sua família, tombado em 1999, se desenvolve há mais de 30 anos", acrescentou.

Beatriz foi à zona sul do Estado acompanhada do assessor especial de Memória e Patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), Eduardo Hahn; pelo diretor do Iphae, Renato Savoldi, e pela museóloga e diretora do Museu Julio de Castilhos, Doris Couto. À equipe da Sedac cabe a avaliação da construção, bem como de seu acervo de bens móveis, no sentido de indicar as intervenções mais urgentes e procedimentos corretos para a conservação do local.

Granja e Castelo de Pedras Altas

A Granja de Pedras Altas foi o grande projeto pessoal de Assis Brasil, político, diplomata, produtor rural e intelectual gaúcho. Ele pretendia provar que um pequeno pedaço de terra poderia ser tão produtivo quanto uma grande propriedade, se fossem usadas técnicas modernas e racionais.

Para desfazer o mito da rusticidade da vida no campo, Assis Brasil construiu uma moradia confortável, em forma de castelo medieval, inaugurada em 1912, onde instalou uma grande biblioteca com obras raras e diversificadas.

O castelo foi um marco histórico da Revolução de 1923, da qual Assis Brasil foi o chefe civil, e sediou a assinatura do Pacto de Pedras Altas, pondo fim ao conflito.

Além das razões históricas para o tombamento do castelo, efetivado pelo Iphae em 1999, a granja modelo de Pedras Altas é um exemplo no uso de técnicas pioneiras no sistema construtivo e na infraestrutura dos prédios, como iluminação a gás, captação de águas pluviais para abastecimento e preocupação com conforto térmico.

O castelo conta com 44 cômodos, com dois andares principais, subsolo e torres. Os espaços contêm mobiliário e objetos de época trazidos pelo político, principalmente de Lisboa, Paris, Washington e Buenos Aires – locais em que viveu com a família quando exercia atividade diplomática.

Tombamento

Diversas iniciativas a favor da salvaguarda do conjunto arquitetônico da Granja de Pedras Altas ocorreram ao longo dos últimos 30 anos e já envolveram a articulação entre diversas instituições do Estado e da sociedade. O castelo foi tombado em 1999, porém, o tombamento dos bens móveis só ocorreu em 2009, incluindo uma extensa lista de mobiliário, adornos, esculturas, lustres, louças, pratarias, quadros, tapetes, livros e documentos, entre outros objetos que pertenceram ao líder político Assis Brasil.
Foto: Sylvia Bojunga

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...