Notícias

02/03/2022 08:08


Disponibilidade de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar é discutida em São Miguel das Missões

Considerando o início do ano letivo na rede pública de ensino de São Miguel das Missões, o escritório local da Emater/RS-AScar promoveu reunião, na sexta-feira (18/02), com os agricultores familiares interessados em participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O programa oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica da rede pública. Com essa política, no mínimo 30% do valor repassado para a aquisição de alimentos para a merenda escolar é destinado à compra direta de produtos da agricultura familiar, como forma de estimular o desenvolvimento econômico e sustentável local. Neste processo, a Emater/RS-Ascar atua como articuladora entre os agricultores familiares e as escolas.

Estiveram presentes também na reunião, a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Karen Gerstderger, representante da Escola Estadual de Educação Básica Pr. Antônio Sepp, Luiz Carlos dos Santos e o representante da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Igineo Romeu Koe’ju, Zeno Alcides Kaipper Ely.

Na oportunidade, foi realizado um levantamento sobre a disponibilidade de produtos para o decorrer do ano, conforme a escala de produção. Também foi importante para compreender a situação atual dos agricultores, levando em consideração a estiagem, que tem causado grandes perdas na agricultura.

Ainda foram abordadas as vantagens do programa para os agricultores e estudantes, do ponto de vista econômico, social e sanitário, assim como foram apresentadas orientações sobre a entrega segura dos produtos e alternativas para viabilizar a participação dos produtores no Pnae.

Para os agricultores, o acesso ao programa é mais uma forma de garantir a comercialização de sua produção. "Também serve como impulso e estimula a produção, incrementando a renda das famílias, além de assegurar produtos de qualidade na alimentação escolar, sendo que o objetivo é que novos agricultores venham a participar do programa, aumentando assim a diversidade de produtos a ser oferecido na alimentação escolar", destaca a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Fátima Primaz, que atua no fomento ao Programa junto com os demais integrantes do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e das secretarias municipais competentes.
Fonte: Emater

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...