Notícias

24/01/2022 14:09


DetranRS explica como imprimir o documento dos veículos

Para quem licenciou seu veículo para o ano em exercício, portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digital, gerado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, já é suficiente para transitar em todo o país. Mas uma das dúvidas mais comuns nos canais de atendimento do DetranRS nesse período é sobre como imprimir o documento anual do veículo (CRLV-e), após o licenciamento. Para auxiliar proprietários nessa tarefa, o site www.detran.rs.gov.br orienta como fazer a impressão via Central de Serviços do DetranRS, Portal de Serviços da Senatran ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
A impressão em folha simples (A4) pode ser feita em qualquer impressora, sendo sua validação por meio do QR Code presente no documento. Caso o proprietário não tenha acesso à impressora, poderá solicitar o serviço em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) ou com um despachante credenciado. No caso do CRVA, será cobrado em torno de R$ 10 pelo serviço.
O documento pode ser acessado virtualmente pela Central de Serviços do Detran, portal do Senatran ou pelo app CDT. Para isso, é preciso possuir cadastro no portal gov.br, o mesmo utilizado para outros serviços federais como o INSS, por exemplo. Depois, o login e senha serão necessários para acessar a central, o portal do Senatran ou o app CDT. 
Para imprimir, o proprietário pode acessar o portal de serviços da Senatran, fazer cadastro/login, clicar no ícone relativo a “veículos" e depois no quadro que corresponde ao veículo que deseja o documento. O link "CRLV Digital (.pdf)” será baixado o arquivo para impressão em folha branca A4.
Em caso de veículo de pessoa jurídica, não é possível utilizar o documento digital pelo app, sendo necessário portar a versão impressa. Para obtê-la, acesse a Central de Serviços do DetranRS com o certificado digital da empresa. Saiba mais aqui.
Não há mais “documento verde”
Por determinação federal (Resolução 788/2020 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran), desde julho de 2020 o documento não é mais impresso e enviado pelos correios para a casa do proprietário. Tanto a versão digital quanto a impressa em folha branca A4 têm o mesmo valor legal, sendo a segunda obrigatória somente para conduzir o veículo em países do Mercosul. 
Em território nacional, somente será obrigatória a apresentação de uma das versões, no caso de o agente de fiscalização não conseguir consultar a regularidade do veículo por meio do sistema.
Além do documento anual, o Certificado de Registro do Veículo (CRV, antigo DUT) deixou de ser impresso e enviado desde janeiro do ano passado, sendo unificado ao CRLV-e, constando todas as informações em um único documento.
Situações em que é obrigatória a atualização do CRLV-e, sendo expedido digitalmente:

  • no registro do veículo zero km;
  • no licenciamento anual do veículo;
  • na transferência de propriedade;
  • na mudança de município do proprietário;
  • na alteração de qualquer característica do veículo;
  • na mudança de categoria do veículo;
  • no caso de quem tinha CRV impresso e, por qualquer motivo, precisaria fazer uma segunda via do antigo documento;
  • no caso de remarcação de chassi;
  • nos casos previstos em regulamentos complementares que motivem a emissão/atualização de um CRV.

Para mais informações, acesse aqui.
Texto: Ascom DetranRS
Edição: Secom
Fonte DetranRS

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...