Notícias

20/01/2022 16:52


Christensen esclarece sobre o déficit de profissionais da Saúde em virtude da contaminação por Covid-19 em Santo Angelo

A recente explosão do número de casos de Covid-19, em paralelo com a epidemia de gripe, provocou o afastamento de em torno de 40 profissionais da Saúde em Santo Ângelo
A recente explosão do número de casos de Covid-19, em paralelo com a epidemia de gripe, tem afetado não apenas a população geral, como também alguns dos principais agentes do enfrentamento à crise sanitária: os profissionais da Saúde. Com os registros dos últimos casos de Coronavírus, são em torno de 40 profissionais que atuam na Saúde Pública afastados pela contaminação do vírus ou por apresentarem sintomas relacionados à doença.
 O avanço da Covid-19 no mês de janeiro em Santo Ângelo, quando 1.733 casos de Covid-19 foram registrados no período, média de 86,6 casos diários, sendo este o segundo pior mês em número de casos totais em 21 meses de pandemia na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo tem revelado na prática o déficit de profissionais da área da saúde contaminados, o que tem gerado problemas na área de recursos humanos nos atendimentos na UPA 24 Horas, nas UBSs e ESFs, além da própria Secretaria de Saúde, com o afastamento de médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes administrativos e demais profissionais que foram notificados como positivos ao vírus, devendo obedecer o afastamento previsto conforme determina o Ministério da Saúde.
 PROCESSO É LENTO, AFIRMA SECRETÁRIO
Segundo o secretário municipal de Saúde de Santo Ângelo, Dr. Flávio Christensen, trata-se de uma situação generalizada que tem impactado na prestação dos serviços e na sobrecarga dos profissionais.
 Diante do momento de alta demanda de pacientes com síndromes gripais, os serviços municipais de saúde estão enfrentando a baixa de profissionais afastados por positivar à Covid-19.
 Segundo o secretário, a contratação de novos profissionais não é um sistema simples como na área privada, todavia esclarecemos à comunidade santo-angelense que continuem tomando as medidas necessárias de prevenção à Covid-19 e que não deixem de comparecer à vacinação. "Estamos empreendendo todos os esforços para oferecer a cobertura necessária à população, até que o incremento de novos profissionais seja realizado por um novo processo de contratação. Estamos no aguardo por novos profissionais que possam suprir a demanda, estamos agindo rápido mas não é uma tarefa simples e o processo é lento", explica.
Texto: Rodrigo Bergsleithner
Foto: Fernando Gomes/Arquivo

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Mato Queimado

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...