Notícias

20/01/2022 14:34


Governo Municipal de Santo Ângelo comemora o primeiro ano de vacinação Contra a Covid-19

Município foi agraciado com duas primeiras colocações no Estado devido o sucesso da vacinação
Há um ano, o município de Santo Ângelo iniciava a vacinação contra a Covid-19 imunizando os profissionais da Atenção Básica. Na tarde do dia 20 de janeiro de 2021, em cerimônia realizada na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dez pessoas receberam a primeira dose CoronaVac/Butantan na Campanha Emergencial de Vacinação.  
Os dois primeiros imunizados foram Paula Moraes, enfermeira coordenadora da UTI Covid do Hospital Santo Ângelo, e o Cacique Anildo Romeu, da Aldeia Tekoá Pyãu, da Ressaca da Buriti. Da Secretaria de Saúde, a primeira profissional a ser imunizada com a dose 1 da vacina foi a enfermeira Daniana Pompeo, coordenadora do Setor de Regulação e presidente do Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus.  
Conforme o secretário Municipal de Saúde, Flávio Christensen, nesta primeira etapa Santo Ângelo da vacinação, em janeiro do ano passado, o município imunizou 1000 profissionais da área da saúde, que estão na linha de frente no combate à Covid-19,  além de 216 idosos, 138 funcionários de lares de idosos e 29 indígenas, totalizando 1383 pessoas.
O prefeito Jacques Barbosa lembrou que quando a aeronave desceu no Aeroporto Regional de Santo Ângelo Sepé Tiaraju trazendo os primeiros lotes de vacina para a população santo-angelense foi emocionante, pois era a materialização da esperança para os próximos períodos na cidade. "A pandemia não terminou, hoje temos baixíssimos índices de hospitalizações e mesmo com o agravante dos casos neste mês, percebemos o sucesso das vacinas. Agora é hora de vacinação, ter as doses em dia, e continuar se prevenindo desta doeça", disse.  
DIVERSOS LOCAIS DE VACINAÇÃO
A imunização começou pela Secretaria de Saúde, depois foi realizada a vacinação no Centro Municipal de Cultura e, com o apoio do Exército Brasileiro,  no Largo da Constituição, na Rua Alameda Capitão Nagel, ao lado do Corpo de Bombeiros, por meio de drive-thru. Também por drive-thru, ocorreu a imunização no bairro Pippi, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Pippi, no cruzamento das vias Avenida Sagrada Família e Dr. Antão Assis Brasil.
Do drive-thru do bairro Pippi mudou para o CTG Os Legalistas, além de vacinações ocorridas no Colégio Marista Santo Ângelo; na Praça Leônidas Ribas, durante o tradicional "Brique da Praça", no estacionamento dos supermercados Weinert e Maxxi Atacado, na Fundimisa, nos frigoríficos Callegaro e Alibem, na Secretaria Municipal de Educação (SmEd), na 14ª Coordenadoria Regional de Educação (14ª CRE), nas UBSs e ESFs, no Hospital Santo Ângelo (HSA), no Hospital Regional Unimed Missões (HRUM), no 1º Batalhão de Comunicações, no 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar; nas delegacias de Polícia Civil e Polícia Federal, no  Comando Regional de Polícia Ostensiva Missões (CRPO Missões), na Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), no Presídio Regional de Santo Ângelo, no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), no Albergue Estadual de Santo Ângelo, na 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (12ª CRS), Fazenda Paraíso, S.O.S Vida, além da vacinação na zona rural do município e nos lares de idosos.  
Em todo o processo vacinal realizado durante um ano, a Secretaria Municipal de Saúde contou com a participação voluntária dos acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Farmácia da URI Santo Ângelo.  
DUAS VEZES O PRIMEIRO LUGAR NO ESTADO
Em 2021, o município de Santo Ângelo conquistou o primeiro lugar na 2ª etapa do programa Te Vacina RS, entre os municípios entre 50 a 99.999 habitantes, recebendo o prêmio de R$ 100 mil do Governo do Estado.  
Em janeiro deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS) apontou a Capital das Missões como a líder entre as regiões Covid que mais vacinaram no Estado. De acordo com a SES-RS, mais de 81,4% da população de Santo Ângelo está com o esquema vacinal completo e 88,5% dos habitantes receberam ao menos uma dose do imunizante antiCovid. A população adulta, com mais de 18 anos, com o esquema vacinal completo é de 98,9% na cidade. 
VACINAÇÃO DO BEM
Em todo o processo de vacinação em Santo Ângelo, a Central do Bem foi parceira da Secretaria Municipal de Saúde onde em todos os locais de vacinação há o ponto de coleta para a doação de roupas, produtos de higiene e alimentos não-perecíveis, onde as doações são encaminhadas às mais de 5,5 mil famílias cadastradas na Central do Bem, em um inovador projeto em nível estadual idealizado pela primeira-dama Juliana Barbosa.
Texto: Rodrigo Bergsleithner
Fotos: Rodrigo Bergsleithner e Fernando Gomes

EM DESTAQUE

Pod Cast

O Pod Cast do Portal das Missóes traz muita História, Entretenimento e Noticias da Região. Acompanhe aqui!!

Saiba mais

Vinagre de Mel

Produzido através da fermentação do pólen apícola, água e mel.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...