Notícias

18/01/2022 13:58


Comitê Científico da AMM estabelece protocolo regional em relação à Covid-19

Governo Municipal de Santo Ângelo esteve representado pelo secretário de Saúde, Flávio Christensen, pela coordenadora do Comitê Regional da AMM, Daniana Pompeo, pelo fiscal sanitário Ubiratan Alencastro e pela advogada do Município Nicole Duprat
Em reunião on-line realizada na tarde da segunda-feira (17), o Comitê Científico Regional de Enfrentamento à Covid-19 da Associação dos Municípios das Missões (AMM) definiu recomendações a todos os municípios tendo em vista o aumento do número de casos de Coronavírus em toda a região missioneira.
O encontro contou com a presença do presidente da AMM, prefeito de São Nicolau Ricardo Miguel Klein, além de representantes do Comitê Técnico Regional de Enfrentamento à COVID-19 e das secretarias municipais de Saúde.
A Secretaria de Saúde de Santo Ângelo esteve representada pelo secretário Dr. Flávio Christensen, pela enfermeira Daniana Pompeo, coordenadora do Comitê Técnico R11 e presidente do Comitê Temporário de Enfrentamento à Covid-19 de Santo Ângelo; e pelo fiscal sanitário Ubiratan Gross Alencastro. Ainda, estiveram presentes o integrante do Comitê, Mauro Tschiedel, vice-presidente da Acisa Missões, e a advogada do Município de Santo Ângelo, Nicole Duprat.
PROTOCOLO REGIONAL ESTABELECIDO
Segundo a coordenadora do Comitê Científico Regional de Enfrentamento à Covid-19 da AMM, enfermeira Daniana Pompeo, o estabelecido na reunião foi a elaboração de um Protocolo Regional de Ações Variáveis da Região Santo Ângelo - R11 que tem como objetivo a redução do número de casos positivados em toda a região. "O protocolo regional tem por finalidade a conscientização da população em relação à situação atual do vírus na região missioneira, além de ampliar a fiscalização", disse.
AS PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES
CLÁUSULA 1ª – Manter campanhas de conscientização da necessidade de manter os protocolos de distanciamento, máscaras e álcool gel, protocolos estes que já são conhecidos de todos. Recomenda-se que estas campanhas sejam ampliadas e intensificadas em toda a Região.
CLÁUSULA 2ª – Manter rigorosa fiscalização em toda região, com formação de equipe multidisciplinar, envolvendo Comitês municipais de Enfrentamento à COVID-19, Vigilância Epidemiológica e Sanitária do município, prezando-se pelo cumprimento das normas estaduais e municipais, buscando junto ao comando da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal, auxílio efetivo para a fiscalização em locais específicos, garantindo desta forma que as pessoas positivadas para o coronavírus permaneçam em isolamento conforme orienta a Nota Técnica 41 da Secretaria Estadual de Saúde.
CLÁUSULA 3ª - O Comitê recomenda que seja SOLICITADO o passaporte vacinal na entrada de locais de grande circulação de pessoas como forma de fomentar a vacinação de mais pessoas. Vale ressaltar que a cobrança é uma recomendação.
CLÁUSULA 4ª – O Comitê decide que para toda a região R11:
§1° - Fica proibida a pista de dança em eventos, casas noturnas, bailes, bares e similares até dia 26 de Janeiro de 2022;
§2°- Em missas e serviços religiosos é obrigatório o uso de máscaras e a ocupação intercalada de assentos com distanciamento mínimo de 2m entre as pessoas;
§3° - Em eventos, festas, bares e similares, deve-se fornecer, obrigatoriamente, álcool gel e manter isolamento ou distanciamento de 2m entre as mesas, bem como as pessoas devem permanecer sentadas durante o consumo de alimentos ou bebidas;
§4° Fica permitida a música ao vivo, conforme limite de decibéis permitido, desde que os clientes permaneçam sentados durante o consumo de alimentos ou bebidas;
§5o - Fica permitida a abertura de bibliotecas públicas, museus e teatros.
 CLÁUSULA 5ª – Cada município deverá decidir, da forma mais didática e simples possível, como chamar a atenção dos cidadãos quanto à gravidade de estarem sob o Sistema de Alerta, seja por cores, gráficos, desenhos, fotos e etc. O objetivo é que fique mais claro para a população o cenário da região, tendo em vista que, aparentemente,o novo sistema 3As ainda não foi compreendido pela comunidade, e o fato de estar em ALERTA, não representa a gravidade real que deve simbolizar.
 CLÁUSULA 6ª - Este Protocolo Regional de Ações Variáveis segue sendo reavaliado constantemente pelo Comitê Científico Regional de acordo com o cenário da Região. Em caso de necessidade o Comitê Científico convocará reunião para debater juntos aos prefeitos da Região R-11 as medidas necessárias a serem implementadas.
 CLÁUSULA 7ª - Cada município avaliará sua situação local e elaborará o seu Decreto, de acordo com as normas deste Plano, as quais podem ser restringidas.
Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...