Notícias

14/01/2022 15:51


Meio Ambiente faz o desassoreamento de trecho do Itaquarinchim

Lixo e entulhos jogados às margens e no leito do rio chamaram a atenção do prefeito em Exercício: “Uma ameaça à vida”, declarou Volnei

Em mais uma ação do Plano de Prevenção a Alagamentos do Governo Municipal, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano está trabalhando na limpeza do leito do Rio Itaquarinchim, trecho entre a Avenida Ipiranga e a cascata.
Na manhã desta sexta-feira, 14, o prefeito em Exercício Volnei Teixeira, e o diretor do Meio Ambiente, Antônio Cardoso, estiveram acompanhando o serviço de desassoreamento que irá mitigar a possibilidade de alagamentos e inundações futuras. 
Segundo Cardoso, o serviço está sendo executado em meio a um período de estiagem, justamente pelo baixo nível do rio, pela facilidade de acesso do maquinário, evitando transtornos futuros no trecho, considerado suscetível a alagamentos. “O desassoreamento é ação essencial para manter o rio em seu leito, prevenindo alagamentos, preservando a vida e o patrimônio dos moradores”, afirmou o diretor. Segundo ele, o trecho abrange os bairros Harmonia, Ipiranga e Kurtz.
O prefeito em Exercício, que é médico, lembrou que o desassoreamento, também evita a proliferação de doenças. 

LIXO E ENTULHO
A grande quantidade de lixo e entulhos, restos de móveis e de materiais de construção, retirados das margens e do leito do rio, na saída da sanga que corta o Bairro Harmonia, chamou a atenção do prefeito em Exercício. Segundo declarou Volnei, é preciso aprimorar os programas em educação ambiental, trabalhando a conscientização da população sobre a preservação do meio ambiente, em especial dos mananciais. “Vivemos um período de estiagem, com grande escassez de água e que irá refletir em todos os setores da sociedade. É preciso preservar nossos recursos naturais. Preservá-los é saúde, é vida. Quando o lixo é disposto nas vias públicas provoca problemas de infraestrutura e alagamentos. Quando chega aos rios, provoca o desequilíbrio ambiental, representando uma grande ameaça à vida, contaminando a água utilizada para o consumo humano, causando uma série de doenças. E importante frisar que o Rio Itaquarinchim é que abastece a cidade”, afirmou. 
Fotos: Fernando Gomes

 

EM DESTAQUE

Clube Gaúcho - CG

Famoso clube de Santo Ângelo onde ocorrem diversos tipos de eventos. 

Saiba mais

Facas Artesanais de disco Tatu

Faca artesanal de feita de disco de arado tatu com cabo anatômico, bainha de couro com passador.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...