Notícias

05/01/2022 08:30


Tramandaí, que na linguagem Tupi-guarani significa “O rio sinuoso”

Projeto 497 RS inicia 2022 agradecendo a todos que acompanharam nossas viagens no ano que findou e reiterando nosso convite para seguirem viajando conosco neste ano que se inicia.
A primeira cidade que visitaremos juntos neste 2022 será Tramandaí, que na linguagem Tupi-guarani significa “O rio sinuoso”.
Tramandaí fica situada no litoral norte a 118 km da capital do RS sendo principal refúgio dos que querem fugir do calor a beira mar . Segundo o IBGE , Tramandaí tem um população fixa em torno de 53.000 habitantes , dados não atualizados, mas podendo chegar até 500.000 durante finais de semana na alta estação de verão e feriados de Natal e Ano Novo.
Tramandaí que conta sua história desde 1733 com Manoel Gonçalves Ribeiro que adquiriu aquelas terras , bem como em 1738 quando instituíram a guarda do registro , uma espécie de pedagio para as cargas que precisavam atravessar pelo rio Tramandaí .
Também teve sua participação na guerra dos Farrapos, em 1839, quando Tramandaí foi o destino de dois lanchões, o Seival e o Farroupilha, puxados por cerca de 200 bois, que Giuseppe Garibaldi trouxe da lagoa dos Patos, distante cerca de 100 km, para que fossem colocados no mar e assim tentar conquistar Laguna.
Já por volta de 1890, Tramandaí começou a ser procurada como estação de banhos e, por fim, como balneário.
Já no final do século 19 consta que já existiam os hotéis Saúde e Sperb (este inaugurado em 1898.
Nesta época iniciou o roteiro de diligências puxadas a cavalo, que faziam o trajeto Porto Alegre-Tramandaí e que também levava os frequentadores até a beira do mar.
Em 1908 foi construída a primeira capela, denominada Nossa Senhora dos Navegantes.
A emancipação político-administrativa de Tramandaí aconteceu em 24 de setembro de 1965, quando Tramandaí emancipou-se do município de Osório.
Em 1968 foi inaugurado o Terminal Marítimo Almirante Soares Dutra, também conhecido como TEDUT, pela Petrobras, para armazenamento de petróleo recebido de navios petroleiros, ao largo da costa. O petróleo era em seguida bombeado por oleoduto para a Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), na cidade de Canoas.
Tramandaí sedia anualmente do Festival Nacional do Peixe e Frutos do Mar, evento que reúne visitantes de todas as partes do país e exterior , e que nos últimos 2 anos não foram realizados devido a pandemia , mas que tem data prevista para acontecer inicialmente entre 29/06 a 17/07 de 2022, a confirmar .
Conhecem Tramandaí, vejam fotos da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes , Igreja São José e vistas da cidade . Deixem seus comentários , é importante para nós sabermos sua opinião e sugestões sobre nossas viagens e vamos juntos explorar o RS em 2022.
Fonte: Projeto 497 RS

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...