Notícias

02/10/2021 08:50


PORTO XAVIER BUSCA ALTERNATIVAS DE RENDA PARA PROPRIEDADES RURAIS CRIAR PEIXES PODE SER UMA DELAS

Visando ampliar a diversidade produtiva local, possibilitar aumento de renda no campo, viabilizar cada vez mais a atividade agrícola, a Administração Pública Municipal se engajou, juntamente com a Comissão Especial para a Cadeia Produtiva da Piscicultura, da Assembleia Legislativa do RS, na realização da reunião temática sobre a piscicultura e aquicultura, ocorrida no Município de Porto Xavier no dia 01 de outubro.
A reunião, realizada de forma hibrida – presencial e on-line – objetivou debater as principais dificuldades e vantagens da criação de peixes, em especial tilápia, em dois painéis: “o futuro da tilapicultura nas pequenas propriedades” e “rações, nutrientes e manejo – repercussões no custo de produção de peixes”.
Participaram do debate, presencialmente, mais de 40 lideranças de vários municípios da região, dentre Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários Municipais, produtores, integrantes da EMATER/RS-ASCAR, etc. Ao final do encontro foi proposta a “Carta de Porto Xavier”, documento que referendará a importância da regulamentação da atividade de criação de peixes e o reconhecimento dela como uma alternativa de renda, enfocando, principalmente, nos aspectos relativos ao licenciamento ambiental (reivindicar sua regulamentação para possibilitar aos municípios o licenciamento), assistência técnica, aproximação da atividade com universidades objetivando a qualificação, além da cooperação.
Para o Prefeito Gilberto Menin, a agricultura está se consolidando como uma das principais estratégias de desenvolvimento, o que está fazendo muitos dos jovens formados em universidades voltarem para o interior. É por isso que é extremamente importante garantir fontes alternativas de renda e fazer o interior ser cada vez mais forte.

EM DESTAQUE

Pousada das Missões

Clube Gaúcho CG

Famoso clube de Santo Ângelo onde ocorrem diversos tipos de eventos. 

Saiba mais

Roteiro por São Miguel das Missões

É cercado de lendas e costumes, símbolo da Nascente do Riogrande, Patrimônio da Humanidade.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...